Salve!
A Mesa
Como é meu primeiro post sobre essa mesa, falarei um pouco dela em termos gerais antes de fazer o relato de nossa última sessão. Em abril de 2025 iniciamos uma campanha presencial de Barrowmaze utilizando AD&D1e com suporte de OSRIC. Os jogos são mensais, portanto, jogamos de maneira despretensiosa uma vez que todos sabemos do tamanho do módulo. Já jogamos mais de uma vez no mês assim como também já ficamos um ou outro mês sem jogar, e assim vamos seguindo, afinal, é a maneira que dá, por razões que todos sabem como é: trabalho, família, e tudo o mais.
Venho fazendo algumas postagens com relatos dessa mesa em alguns grupos e servidores, e nos meus perfis pessoais também. A intenção é mais para fins do registro, compartilhamento e divulgação, do que qualquer outra coisa. Costumo postar um bocado de fotos, mas é apenas uma parte, pois costumamos fazer vários registros, que ficam num arquivo do grupo. Também estamos jogando uma mini campanha de Gloomywood [1], utilizando o sistema D&D B/X através do retroclone OSE, que também costumo postar alguns registros.
Decidimos usar grid de batalha e o máximo de regras que conseguimos assimilar por enquanto, sem arrependimentos. Pessoal tem algumas miniaturas e cenários, no dia de jogo cada um traz o que pode e assim acabamos juntando uma boa quantidade de miniaturas e props, tokens, etc, que dá pro jogo fluir legal nesse sentido, pois acaba funcionando de maneira modular, onde conseguimos reproduzir satisfatoriamente a maioria dos cenários de batalha que temos necessitado: um grid grande, pincéis para riscar, alguns tokens e miniaturas, algum cenário como portas, muretas e árvores, e boa, tem nos atendido muito bem, sabendo claramente que nada disso é necessário para jogar, mas como no momento estamos em condições de jogar utilizando esses materiais, assim o temos feito. E temos apreciado jogar assim, não gastamos muito tempo montando cenários e cada vez mais vamos pegando o jeito para as coisas ficarem mais objetivas e fluídas, buscando o equilíbrio entre simplicidade, praticidade e sofisticação. Surgiu uma criatura no jogo que não tem miniatura? Sem problema: coloca um token e boa, normal, ou então até mesmo alguma outra miniatura parecida, etc. Utilizamos mais para demarcar ordens de marcha, posicionamentos, combates, claro, e uma ou outra sala (ou cenário) que os próprios jogadores vão armando enquanto vamos jogando (eu descrevendo o ambiente enquanto os jogadores exploram e interagem). Qualquer tempo utilizado montando o cenário é encarado como parte de jogo e mesmo assim nunca é muito tempo, além disso a conversa continua girando em torno do jogo. Enfim, tem sido totalmente válido aqui pra gente.
Eu também jogo online, e gosto muito também, nada contra. Na verdade é o jogo online que possibilita nossos grupos avançarem em campanhas longas que perduram até hoje, nos permitindo experimentar outras camadas do jogo [2] além do mudcore, em função de sua praticidade para nos reunirmos para jogar, o que garante mais frequência de sessões. Inclusive temos uma mesa de Barrowmaze online que caminha para os seus 7 anos de existência em suas pouco mais de 200 sessões, estou devendo um post sobre ela. Mas o jogo presencial tem sua magia: tomar uma cerveja com os camaradas, a zoeira e também os momentos emocionantes e tensos, a imersão, acontece de outra forma, de maneira singular. Nada de errado com o jogo online, mas enquanto eu puder, não abrirei mais mão de um jogo presencial, mesmo que seja mensal...
Nesta mesa presencial de Barrowmaze jogamos 13 sessões até agora. As sessões são longas, com pelo menos 6h de duração, algumas vezes já jogamos mais do que isso. Marcamos o dia de jogo com base em votação no início do mês, e o dia com maior votações/quórum é o dia de jogo, independentemente de quem possa comparecer ou não. Com três jogadores disponíveis, temos jogo. O grupo possui cerca de seis jogadores fixos e recentemente mais três apareceram interessados em experimentar o jogo. Nem sempre aparece todo mundo e assim vamos avançando... Não é modelo "west marches": as sessões são contínuas, começando de onde pararam, com os mesmos personagens em jogo. Questões referentes à remoção e inserção de personagens é um assunto à parte, nada misterioso, coisa simples, mas têm suas peculiaridades, então não comentarei sobre isso.
Nesta última sessão, um novo jogador que compareceu pela primeira vez gostou muito (tinha jogado esse estilo pela primeira vez em 2 sessões online, antes desse jogo presencial).
| Com um ano de mesa, na 11ª sessão em maio de 2026, fizemos um churrasco em comemoração... |
Até agora o jogo girou em torno das expedições iniciais para o Pântano das Mamoas e o Labirintério, o grupo ainda absorveu pouco lore do local, mas tem avançado em mapeamento e aquisição de tesouros, o que já possibilitou alguns treinamentos para subida de nível bem como a manutenção do grupo (em AD&D1e custos de manutenção são previstos). O grupo já descobriu a presença de algumas facções presentes na megadungeon, obteve algumas pistas iniciais sobre um conflito entre cultos e deuses dessas facções, já descobriu duas entradas para Barrowmaze e também já saqueou algumas mamoas. Possuem poucos itens mágicos, como uma recém-adquirida Bag of Holding (de Tipo II), que é o alívio do grupo.
No mundo de jogo, nessas treze sessões passaram-se cerca de 257 dias (cerca de 8, 9 meses no mundo de jogo. Os jogadores saltaram grandes períodos de tempo de jogo em alguns momentos por diversas razões), tivemos até agora por volta de 12 personagens jogadores mortos e devemos ter cerca de uns 12 também entre os vivos, variando dos níveis 1 a 4 e seus períodos de atividade, recuperação ou treinamento (em AD&D1e é preciso treinar para subir de nível, gastanto tempo e dinheiro para tal, então, na prática, o personagem fica meio que "de molho" durante esse período, quando normalmente o jogador insere outro personagem no jogo, caso o grupo vá se aventurar enquanto outros PJs estão treinando, etc. Do contrário, pode-se passar o tempo de jogo até o personagem estar disponível novamente após seu treinamento. Enfim, à critério do grupo de jogo).
Estamos bem no início da campanha, quem sabe nos primórdios dela, pois sabemos o quão longe um jogo desses pode ir...
Antes da 13ª sessão
Antes de trazer o relato da 13ª sessão, comentarei brevemente sobre o que levou os personagens para o início dela.
Durante uma expedição em Barrowmaze alguns membros do grupo contraíram uma doença letal através dos terríveis huecuvas, e quando retornaram para o vilarejo de Helix, ao terem com o clérigo da vila (Irmão Othar, clérigo de São Ygg) para obter cura, ficaram sabendo do desaparecimento de um garoto. A guilda de aventureiros resolveu investigar, e assim ficaram sabendo que o garoto estava sofrendo com pesadelos um tempo antes de ter sido visto rumando em direção à Floresta Escurecida para nunca mais...
Dessa forma, parte do grupo resolveu investigar a floresta em busca do garoto, uma vez que alguns membros da guilda de aventureiros precisavam se recuperar do "Medo" (usamos uma "regra de medo", onde o contato com mortos-vivos vai acumulando pontos que podem levar o personagem à loucura. Para se livrar desses "pontos de medo", o personagem precisa descansar e relaxar, fora de atividades estressantes, como aventurar-se, por exemplo) e outros precisavam realizar seus treinamentos para subir de nível, essa porção dos aventureiros que estava mais tranquila se preparou para ir à floresta.
Aprofundaram-se na floresta por cerca de 2 dias, e durante esse tempo encontraram um trio de ogros que mencionou uma "velha", fato esse que intrigou o grupo. Eles passaram a associar a figura com uma bruxa e cismaram que isso estava relacionado ao desaparecimento do garoto acometido por pesadelos na vila.
| Os aventureiros contra os ogros. Com um pouco de sorte, alguns feitiços e armaduras pesadas, os PJs se deram bem... |
Porém, após esses dois dias na mata, desistiram da ideia de encontrar o garoto e decidiram marchar de volta para o vilarejo. Mas durante um acampento enquanto retornavam, foram abordados agressivamente por um grupo de 14 bugbears, e em meio a conversas tensas o grupo acabou dizendo que estava no encalço da tal "velha", da "bruxa". A partir daí os bugbears passaram a intimidar o grupo para que participasse com eles na "caça à bruxa", pois de fato uma bruxa assola a comunidade dos goblinoides, segundo eles.
Sem muitas opções, o grupo que estava retornando para a vila, deixando a floresta, intimidado pelo grande bando daquelas criaturas perigosas para aqueles aventureiros, acabou se aprofundando mais e mais na mata, acompanhado pelos bugbears, em busca de uma certa "bruxa", que os aventureiros não tinham muita clareza sobre...
Após um dia de marcha com os bugbears, adentrando mais ainda na floresta, o grupo de aventureiros decidiu tomar os goblinoides de assalto após um acampamento, voltando-se contra eles repentinamente. E assim o fizeram, conseguindo inclusive surpreender os bugbears. Lutaram e venceram com ajuda de feitiços como Hold Person e Sleep. Um mago do grupo morreu ali.
| Contra os bugbears... Pelo menos, antes de morrer, o mago conseguiu colocar um para dormir, dos 14... |
Aqui finalizamos nossa 12ª sessão, com os PJs feridos, saqueando os cadáveres dos bugbears na floresta. Agora relatarei a 13ª sessão, que foi a que jogamos por último e iniciou por aqui:
13ª Sessão
O grupo terminou de liquidar e saquear o bando de 14 bugbears que o estava forçando a caçar a tal “bruxa” na floresta. Dessa forma, os aventureiros decidiram abandonar a procura pelo garoto desaparecido e deram sua busca como perdida, uma tragédia. Então iniciaram o retorno para o vilarejo de Helix através de uma marcha de dois dias pela mata, sem maiores problemas.
| Alguns registros... |
No vilarejo se organizaram para retornar a Barrowmaze: descansaram por pouco mais de duas semanas enquanto alguns se recuperavam ou terminavam seus treinamentos.
Então, numa manhã cinza, nublada e fria, oito aventureiros partiram mais uma vez para os pântanos, carregando suas canoas. A travessia pelos pântanos foi segura, no máximo com o grupo tendo de se desviar um pouco do percurso usual para poder evitar alguns ruídos estranhos.
Rumaram direto para uma mamoa conhecida pelo grupo, onde havia uma escadaria secreta, mapeada, sob um sarcófago, acionada por um botão, que dá acesso a Barrowmaze. Deixaram suas canoas dentro do monte funerário, presas por correntes e cadeados, e iniciaram a descida para a escuridão do Labirintério.
Lá dentro, investigaram algumas criptas e lidaram com alguns mortos-vivos. Encontraram uma grande porta que dava num corredor contendo criptas internas, e ali foram analisando uma a uma.
Algumas dessas criptas estavam abertas e o grupo pôde notar cadáveres dentro delas, que não tardou muito, logo se ergueram para matar os aventureiros. Assim foram lidando com carniçais e zumbis ao longo desse local, encontrando algum pequeno tesouro, incluindo um par de luvas de acabamento incomum, que o grupo recolheu para analisar depois.
Numa das salas encontraram um mongrelman coletador saqueando alguns bens funerários, e ali conversaram um pouco, pois a guilda de aventureiros está começando a forjar uma aliança com essas criaturas que habitam o Labirintério: eles criaram uma senha de reconhecimento mútuo para realizarem contato. Mas a criatura não sabia se comunicar muito bem no idioma comum, ela tentou explicar sobre os mongremen estarem sendo forçados a servir um tal de “grande mestre”, e o grupo enviou alguns recados para a liderança propondo um encontro futuro. Depois, cada um seguiu seu rumo.
No final do grande corredor das criptas internas, encontraram outra grande porta dupla, e após analisá-la, chegaram até um grande salão sustentado por colunas e contendo um enorme obelisco em seu centro. Avançaram com cautela, procurando averiguar a segurança de cada metro da sala, e descobriram que ali havia outras três saídas, também através de grandes portas duplas.
O salão do obelisco... |
Notaram que o obelisco estava repleto de inscrições, que logo os entendidos passaram a analisar e copiar, enquanto outros investigavam as portas. Logo viram que as inscrições estavam relacionadas a Nergal, antiga divindade da Morte e do Submundo.
Mas durante essas atividaes, eventualmente uma das portas se abriu enquanto um séquito de 8 esqueletos e 4 zumbis acompanhando um necromante, adentrava o salão. Um rápido combate se estabeleceu ali: os mortos vivos avançaram em direção ao grupo e o necromante conjurou Mirror Image sobre si, porém, os mortos-vivos foram expulsos pelos clérigos e paladinos antes mesmo de alcançarem o grupo, enquanto outros aventureiros avançaram um pouco em direção ao necromante, que estava distante. Em seguida, os mortos-vivos passaram a recuar, porém, com alguns disparando flechas. O necromante iniciou outra conjuração, mas os aventureiros foram mais rápidos e conseguiram se posicionar de maneira que o feitiço de Sono do usuário de magia permitisse alcançar o necromante, coisa que fizeram antes do necromante conseguir terminar sua conjuração…
Então, enquanto os mortos-vivos recuavam por onde vieram, o grupo avançou até o necromante caído, matando-o e recolhendo o seu corpo até o grande salão, e assim, fecharam as portas isolando os cadáveres ambulantes do outro lado.
Saquearam o cadáver do necromante, que descobriram tratar-se de um cultista de Set, e retornaram para a mamoa da escadaria sob o sarcófago, para descansar e se preparar para o próximo dia de expedição.
Na próxima sessão os jogadores pretendem continuar explorando Barrowmaze. Eles querem ligar os dois mapas que possuem a partir de entradas diferentes da megadungeon. Eles também precisam desesperadamente de ouro.
Enfim, é isso aí, como eu disse, está apenas começando e o espírito aqui é de jogarmos o que for possível, sem pensar muito em quando é isso, sem pensar muito em quando terminará. O que tiver de ser será, e estamos aproveitando a viagem.
Ainda tenho outros posts para fazer, são os mesmos que já comentei, sobre as mesas que ando mestrando, porque abracei o AD&D1e e o CAG [3], etc, mas sem pressão, quando tiver de ser, será. Por enquanto vou seguindo aqui na minha febre com o RPG, na maciota.
Aproveito para deixar registrado aqui meu agradecimento aos jogadores. É divertido jogar com eles, tem sido muito bom, e sem eles essa mesa simplesmente não seria possível. Vamos que vamos.
Obrigado pela leitura e bons jogos!
∞ ∴ ∞
Nenhum comentário:
Postar um comentário