quarta-feira, 5 de novembro de 2025

A Pergunta Mais Idiota no Fandom de Dungeons & Dragons

 (Tradução, com permissão do autor, do texto presente em [1], publicado em janeiro de 2024) 

"Qual a melhor versão de Dungeons & Dragons?" Ou melhor: quais as implicações dessa pergunta? Travis Milles comenta um pouco...

Existe uma pergunta particularmente idiota que causou mais brigas no fandom de Dungeons & Dragons do que qualquer outra.

Eu até tenho uma resposta para essa pergunta, mas provavelmente não é a resposta que a maioria dos que perguntam espera.

Qual é a melhor versão de Dungeons & Dragons?

A pergunta mais idiota sobre D&D é: “Qual é a melhor versão de Dungeons & Dragons?”

Há duas suposições falsas embutidas nessa pergunta:
  • Todas as edições de D&D estão tentando fazer a mesma coisa.
  • Todos os jogadores que jogam uma versão de D&D querem a mesma experiência de jogo.
Aqui está como eu penso sobre essas suposições.

O mesmo rótulo, mas jogos diferentes.

Houve muitas edições de Dungeons & Dragons nos últimos 50 anos. Embora chamemos todos esses jogos de Dungeons & Dragons, não acho que sejam inteiramente a mesma coisa.

O conceito geral é o mesmo. Aventureiros heroicos em um cenário de fantasia enfrentando monstros e vilões é mais ou menos igual. Muitos mecanismos são semelhantes de uma edição para outra. Alguns são próximos o suficiente para serem agrupados [2].

Edições diferentes exigem mentalidades diferentes, tanto para o jogador quanto para o MJ.

Abordagens e mecanismos diferentes produzem experiências diferentes.

O Dungeon Master Guide do AD&D famosamente declara que é um livro apenas para o Mestre de Jogo. Ele contém regras que Gary pretendia que apenas o MJ soubesse. Os jogadores têm que adivinhar como seu plano maluco resultará.

A terceira edição foi projetada para ser um conjunto de regras robusto voltado para os jogadores, com uma mecânica unificada que cobre todas as situações possíveis. Os designers do 3E queriam que os jogadores soubessem exatamente como as regras seriam aplicadas às suas ações antes de declará-las ao Mestre de Jogo.

Isso gera uma experiência de jogo muito diferente.

Joguei 4E algumas vezes quando era a edição atual. Para mim, parecia impossível de jogar sem mapas de batalha e miniaturas. Eu não uso mapas de batalha com frequência quando mestro edições old school do jogo. Eles podem ser úteis em uma batalha complexa com muitos combatentes, mas não são necessários na maior parte do tempo.

Personagens de 5E quase nunca morrem.

Você é um jogador muito esperto (ou talvez apenas sortudo) se conseguir levar um usuário de magia do B/X ao 5º nível.

Não acho que seja possível comparar essas versões como se fossem a mesma coisa. Elas foram desenvolvidas com intenções diferentes. Na maior parte, as diferentes versões de D&D produzem as experiências que os designers pretendiam alcançar. Essas intenções variaram de edição para edição.

Não vou afirmar que uma edição é a melhor quando cada uma faz o que seus criadores pretendiam fazer, e esse algo é diferente em cada edição.

Melhor para quem?

Toda vez que uma nova edição é publicada, alguns jogadores migram para o novo jogo porque ele tem algo que preferem em relação à edição anterior.

Alguns jogadores continuam jogando a versão que já possuem. Eles sentem que a nova versão não oferece uma experiência melhor do que a que já estão jogando.

Eles estão errados sobre as próprias preferências?

Se a 2E atende às preferências e desejos de um determinado grupo enquanto a 5E não, então como eu poderia determinar objetivamente qual delas é a melhor?

Como a afirmação de que a 2E é a “melhor” pode fazer qualquer sentido quando o que um grupo específico quer jogar é um jogo com uma mecânica unificada de rolagem alta de D20, testes baseados em atributos e progressão por marcos?

Jogadores diferentes jogam jogos diferentes por motivos que diferem dos de outros jogadores.

Para muitos fãs do D&D Original, “melhor” está relacionado ao MJ.

Para os fãs do Dungeons & Dragons Original, a pergunta “Qual é a melhor versão de Dungeons & Dragons?” talvez faça mais sentido se for reformulada como: “Qual MJ conduz a melhor campanha de OD&D em que você já jogou?”

Eu (e muitos outros) considero o Dungeons & Dragons Original um kit de ferramentas para criar aventuras de fantasia no estilo “faça você mesmo”.

Cada Mestre de Jogo do OD&D está conduzindo sua própria edição de OD&D [3]. Pode haver bastante semelhança entre campanhas, mas muitas são bem diferentes. Esse foi um dos motivos pelos quais Gary escreveu o Advanced Dungeons & Dragons [4]. Havia variabilidade demais entre os grupos, na visão dele.

Se cada MJ que conduz o D&D Original está, na prática, jogando um jogo diferente, como eu poderia começar a responder à pergunta: “Qual edição é a melhor?”

Para mim, minha hackeada, modificada e maltratada edição de OD&D, é a melhor.

Dungeons & Dragons é um rótulo útil, mas tem seus limites.

Dungeons & Dragons é um rótulo que foi colado em muitos jogos diferentes. Esses jogos são reconhecíveis como Dungeons & Dragons de forma geral, mas variam de maneiras significativas.

Qual desses jogos é o “melhor” é em grande parte subjetivo. Minha experiência preferida de D&D provavelmente é diferente da sua experiência preferida de D&D. Sem um conjunto de critérios para definir o que torna o jogo Dungeons & Dragons um grande jogo de Dungeons & Dragons, não podemos chegar a uma afirmação objetiva sobre o que faz uma edição ser a melhor edição.

Estou disposto a dizer que um determinado mecanismo de uma determinada edição é mal projetado quando não cumpre o que o designer pretendia que fizesse.

Também estou disposto a dizer que um determinado mecanismo de uma determinada edição é bem projetado quando cumpre o que o designer pretendia que fizesse.

Para que exista um “melhor”, seria necessário que todas as edições de D&D tivessem a mesma intenção de design e esse não é o caso.

Mesmo dentro de grupos que gostam e jogam a mesma versão, há discordâncias sobre o que funciona e o que não funciona. Eu não gosto nem uso o sistema de alinhamento em 9 categorias quando mestro AD&D. Alguns jogadores old school consideram o alinhamento um elemento fundamental dessa edição.

O conceito de um jogo chamado “Dungeons & Dragons” serve como um atalho útil para conversas. Podemos usar o termo de forma ampla para falar de RPGs de fantasia e aventura que utilizam mecanismos e um método de jogo originado na campanha Blackmoor de Dave Arneson e publicado como um kit de ferramentas em 1974.

O que você quer jogar?

A versão do jogo que produz a experiência que você deseja ter e para a qual consegue reunir um grupo de jogadores é a “melhor” versão de D&D.

Talvez seja uma versão publicada pela TSR ou pela WotC. Talvez seja a sua própria versão idiossincrática, cheia de regras caseiras e mecanismos enxertados de outros jogos.

A melhor versão de Dungeons & Dragons é aquela que produz a experiência que as pessoas jogando querem ter [5].

∞ Travis Miller 

1. https://grumpywizard.home.blog/2024/01/04/the-dumbest-question-in-dungeons-dragons-fandom/
2. https://dustdigger.blogspot.com/2025/09/quando-o-dungeons-dragons-old-school-se.html
3. https://grumpywizard.home.blog/2021/02/04/dave-played-blackmoor-gary-played-greyhawk-neither-played-dungeons-dragons/
4. https://dustdigger.blogspot.com/2025/09/do-jeito-que-gary-pretendia.html
5. https://dustdigger.blogspot.com/2025/08/jogando-nosso-proprio-jogo.html

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