quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Aprendendo a Mestrar Jogando DIREITO como um Personagem.

(Tradução, com permissão do autor, do texto presente em [1], publicado em março de 2024)

Anthony Huso e suas sugestões para alguém se tornar um bom Mestre de Jogo: primeira seja um bom jogador numa mesa de jogo de um bom MJ...

"Qualquer um pode ser um ótimo..."

Talvez. Não sei se existe ciência por trás dessa afirmação ao estilo Ratatouille. Um bocado de prática certamente ajuda. Mas quando você está na presença de alguém que faz algo espetacularmente bem, você sabe disso. E depois disso, é difícil não fazer comparações. (A sensação de admiração que você sente também é instrutiva. A maioria das sensações de assombro traz uma lição. Você aprende algo. Mais sobre isso depois.)

Aqui em Austin, TX, temos o CHURRASCO do Franklin's, que eu comi apenas uma vez. Foi o melhor brisket que já comi. Opinião subjetiva, pessoal. É impossível comer brisket em outros lugares e não compará-lo ao Franklin's.

Ainda assim, o Posto-de-Gasolina-Que-Vende-CHURRASCO parece “assustadoramente” fazer um monte de negócio.

Digamos que você experimente o brisket do Posto-de-Gasolina-Que-Vende-CHURRASCOe (vamos fingir) ele não é tão bom quanto o do Franklin's e você simplesmente não consegue aproveitá-lo, então você volta para casa e decide fazer seu próprio brisket porque, cê sabe como é: “QUÃO DIFÍCIL PODE SER?”

Você pesquisa no Google “Melhor Receita de Brisket” e arregaça as mangas.

Resumindo:

  1. Uau, brisket é um pouco mais caro do que eu pensava.
  2. E é tão grande.
  3. Caramba, leva muito tempo para assar..
  4. Eu não tenho uma churrasqueira para cozinhar isso. Meu forno? Estou fazendo isso certo? [o método tradicional americano/texano envolve a defumação lenta em baixa temperatura]
  5. Uau, isso ficou ótimo... eu acho. Quer dizer, não é o Franklin's, mas... bem, talvez não seja tão bom quanto o do Posto-de-Gasolina-Que-Vende-CHURRASCO também, mas ei, EU MESMO FIZ!
  6. Isso deu muito trabalho... e sobrou tanto!
  7. Não quero fazer isso de novo. Acho que vou só comer no Posto-de-Gasolina-Que-Vende-Churrasco ou talvez tentar encontrar uma campanha melho... erm... um lugar melhor pra CHURRASCO.

Acontece que existe um MOTIVO para um CHURRASCO transcendente não ser encontrado em cada esquina. CHURRASCO aceitável é ubíquo... se você souber onde procurar. E então há os antros de abominação onde atrocidades são praticadas em fumaça e escuridão. Esses às vezes, misericordiosamente, fecham, mas não antes de traumatizar uma nova coorte de sobreviventes (que talvez nunca mais comam CHURRASCO).

Acho que todos têm talentos. Então, todos provavelmente podem ser ótimos em alguma coisa. Pode não ser cozinhar brisket... ou ser Mestre de Jogo.

Mas, se você ama D&D, existem maneiras ENORMES de contribuir sem ser um MJ, maneiras pelas quais seu MJ vai agradecer.

"Calma aí, Anthony. Você está cheio de besteira. Qualquer um PODE ser um ótimo MJ!"

"OK. Quero dizer, não vou discutir. Vá, e seja ótimo!"

"Valeu, eu vou. E, em vez desse post no blog, você poderia ter escrito algo útil como: ‘COMO SER UM ÓTIMO MJ!’ Mas provavelmente você nem sabe como ser um ótimo MJ. Você só ACHA que é legal."

"Bom, eu meio que já escrevi isso neste post [2] aqui. Além disso, tem todos esses caras na internet dizendo o que é o quê e tal. Você pode assisti-los como eu fiz no YouTube: um bando de MJs na sua cara ensinando você a ser como eles.

Acontece que algumas dessas crianças novas são quase tão velhas quanto eu. Seus vídeos e canais têm um MONTE de views e inscritos e, embora eu realmente não goste das personalidades deles, os conselhos que dão não são ruins."

Apenas minha opinião, mas os possíveis problemas de ir ao YouTube buscar conselhos de AD&D para MJ são mais ou menos:

  1. É avassalador: dicas demais em ritmo acelerado para serem digeridas ou úteis.
  2. Meu lado cínico interpreta o exagero em cada dica e em cada episódio como: “Eu não me importo se você vai se tornar um bom MJ, eu só quero que você ‘inscreva-se’ e ‘curta’ minha fonte de renda.”
  3. Personalidades que brilham no YouTube não são necessariamente as mesmas que fazem MJs excepcionais. Mestrar NÃO (ABSOLUTAMENTE NÃO) é acima e antes de tudo sobre atuar ou performar. Mestrar NÃO é sobre o quão bombástico ou extrovertido você é. Mestrar é, PRIMEIRO E ACIMA DE TUDO, sobre julgar. Por isso, se você tiver uma personalidade “julgadora” (veja MBTI), pode ser um ótimo MJ. “Julgar” não aparece bem no YouTube e algumas pessoas acham que é uma palavra feia. Mas aparece bem no jogo. Grandes juízes são reverenciados por sua justiça e por sua atenção a como essa justiça se relaciona com a humanidade. Grandes juízes entendem compaixão. Ser um ator pode ajudar seu jogo, mas não vai salvá-lo se você não souber arbitrar.
  4. Jogos de D&D com celebridades são agridoce para mim. Quando criança, eu era ridicularizado por jogar. Agora D&D é popular. Quero comemorar, mas lá no fundo, em uma região escura da minha alma, é difícil não ver celebridades lucrando em jogos de D&D de alto destaque como uma deturpação, uma apropriação, uma reconfiguração feita por um grupo de pessoas que talvez antes me zombassem, mas que agora capitalizam meu hobby e o representam de um jeito que só reconheço parcialmente. Sim, isso é totalmente mesquinhez e um pouco de vingança da minha parte. Mas, por outro lado, é justo dizer que seus jogos provavelmente NÃO serão nada PARECIDOS com jogos de D&D de celebridades, e não posso aconselhar você a estudar neles as normas de como conduzir um jogo, o que nos leva a:
  5. Entretenimento passivo é sobre espetáculo, exibicionismo e drama (ex.: astros de cinema me entretendo enquanto fico deitado coberto de farelos de Doritos). Já entretenimento participativo é sobre comunicação, justiça e amizade (ou, no mínimo, espírito esportivo). Logo, YouTube não é o melhor meio para mostrar D&D… o melhor meio para mostrar D&D é JOGAR D&D.
O que você quer dizer com isso, Anthony? Só estou dizendo: assista YouTube para se entreter. Não espere que isso o transforme em um grande MJ. Se você quer se tornar um grande MJ, jogue com um grande MJ e comece seu aprendizado.

Você pode conduzir um jogo aceitável com apenas ALGUMA experiência. Mas se quiser algo especial, é muito trabalho duro. Hoje em dia, as coisas que vendem mais do que produtos reais são mentiras sobre como hackear o caminho até o “incrível” sem o esforço que outros “otários” investem. Como produzir uma hora de trabalho em 5 minutos? Como ser um ótimo MJ com menos de 15 minutos de preparo? Bem, é impopular chamar tudo isso de besteira, mas eu chamo. Seu jogo preparado em 15 minutos vai parecer um jogo preparado em 15 minutos.

Se você quer a recompensa sem investir o tempo, TALVEZ consiga conduzir uma sessão única com um módulo comprado e ter uma noite aceitável improvisando. Mas isso é como comparar um encontro casual sortudo com um relacionamento com uma rica história de superações e memórias. Uma campanha de AD&D de alto nível vai devorar o tempo livre do MJ, destruir fins de semana e exigir não só muitas horas de preparação, mas pelo menos algumas mais de registro pós-jogo. Não existem atalhos. Não existem truques, macetes ou hacks.

A coisa mais próxima que um bom MJ tem de um "hack" é que as milhares de horas investidas no desenvolvimento da campanha se acumulam num cenário com o qual o MJ está tão familiarizado que parece tirar coelhos da cartola. Mas chegar a esse ponto significa fazer o trabalho.

O brisket leva muito tempo para assar. Quando você se importa o bastante para NÃO fazer tudo nas coxas, e sua dedicação o leva a acertar, a alegria está em saber que você fez direito e que as pessoas que comem adoram.

O que nos leva de volta à tese deste post:

“Qualquer um pode ser um ótimo…” pode (ou não) ser verdade dependendo do seu temperamento, talentos, desejo e dedicação para ser MJ.

Se você perceber que talvez NÃO seja a melhor pessoa para sentar atrás do escudo (por quaisquer razões: situacionais, temporárias ou não), ainda há contribuições que você PODE fazer que vão lhe render enorme respeito E AO MESMO TEMPO afiar as habilidades de que precisará se/quando decidir conduzir seu próprio jogo.


A LISTA:

  1. Mestre seu Personagem: Isso significa que você o conduz como o MJ conduz a campanha. Você presta atenção. Marca as flechas que disparou. Faz anotações. Não manipula resultados. Não se reclina na cadeira feito um preguiçoso, ouvindo pelas metades enquanto rola o Facebook no celular. Sim, sou um ranzinza veterano. Mas você precisa prestar atenção a cada detalhe na ficha do seu personagem ou NÃO jogue na minha mesa. Conheça seus feitiços de cabo a rabo. Você não deveria precisar consultá-las. Faça cartões de feitiços, mas confira suas transcrições três vezes. Se a única forma de se organizar com seus itens, tesouros e obrigações relacionadas a PNJs é fazendo uma planilha... então FAÇA UMA PLANILHA. Seus personagens são sua única responsabilidade. Se você não consegue conduzir um único personagem de olhos fechados, você não consegue conduzir um jogo. Se você conduzir seu personagem como um ótimo MJ conduz a aventura, todos vão notar. Ninguém ficará esperando quando for sua vez de agir. As pessoas vão pedir sua opinião sobre qual curso de ação tomar. E o MJ vai te amar porque você está tratando o trabalho duro e o tempo de preparação dele ou dela com respeito.
  2. Envolva-se com o Mundo: Isso significa que você não trata as palavras que saem da boca do MJ como preenchimento entre as jogadas de ataque. Se o MJ te disser o nome do rei, anote aquela merda. Tome notas de cada local e PNJ. Você já decorou sua ficha de personagem, certo? Então não tem mais nada a fazer! Registre os boatos. Pressuma que os PNJs são pessoas reais com motivações. Seja desconfiado. Planeje para o pior. Tente fazer amigos. Forme redes de associados confiáveis. Especule abertamente sobre o que os PNJs podem ou não estar planejando. Vasculhe os arquivos da cidade pela história da velha mansão. Exija respostas. Vá a fundo. Fazer isso vai te treinar para ser um ótimo MJ porque você então vai esperar as mesmas suposições dos seus jogadores. Seu mundo vai se tornar um lugar real, vivo e respirante em vez de um cenário de jogo de um único adereço. Além disso, se você tratar o mundo do jogo assim e seu MJ ficar chocado ou não souber responder às suas perguntas, você terá aprendido algo sobre o calibre do seu árbitro.
  3. Abrace o Drama: Outra vez, vou parafrasear Gilbert Chesterton: Inconveniência é uma aventura mal compreendida. Jogadas de Proteção que transformam seu bardo num pilar de rubi que deve então ser deixado afundando numa barra de areia são uma inconveniência. Se você quer ser um ótimo MJ, precisa aprender a ser objetivo e interpretar as jogadas de dados como narrativa, mesmo quando os resultados são surpreendentes ou indesejáveis. É a dureza dos dados e a reação humana a eles que tornam tudo isso digno. Aí está a aventura! De Perdidos no Espaço a Robinson Crusoé, contos de aflição misturados com descobertas maravilhosas é o que você busca. Quando seu personagem perde um braço, você deve assumir isso, adaptar-se, abraçar (ha!) a situação. Compre uma prótese de madeira e use uma luva ou force todo mundo a olhar para o toco apontando ruidosamente tudo o que seu personagem quiser. Faça disso parte da história do seu personagem e da campanha.
  4. Aprenda as Regras: Você sabe aqueles caras que varrem o gelo na frente da pedra no curling enquanto ela desliza rumo ao alvo? Esse é seu MJ, suavizando o jogo para você. Porque o árbitro provavelmente conhece as regras melhor que você, ele ou ela simplesmente está dizendo o que fazer e você faz. “Jogue um d10”, diz o árbitro. E você joga. Então o árbitro diz que algo acontece. Isso foi uma arbitragem pontual [3]? Ou era uma regra codificada que vai se aplicar de novo? Se você perguntar uma vez, nunca mais precisará perguntar. Aprenda as regras conforme avança. Colete-as como borboletas e eventualmente você terá toda a ordem representada, pronto para exibir seu domínio e conduzir seu próprio jogo.

Como você se torna um ótimo MJ? Não creio que isso tenha nada a ver com YouTube. Acho que você começa sendo um ótimo jogador, jogando com um ótimo MJ. É um aprendizado à moda antiga. E se ser MJ não se encaixa nas suas restrições de tempo, não recomendo tentar cortar caminho. É melhor praticar os procedimentos acima e ajudar a moldar uma boa campanha em algo ainda melhor.

∞ Anthony Huso ∞

1. https://www.thebluebard.com/blog/learning-to-dm-by-playing-a-character-right
2. https://dustdigger.blogspot.com/2025/10/regras-acima-de-arbitragens.html
3. https://dustdigger.blogspot.com/search/label/Rulings%20not%20Rules

2 comentários:

  1. Haverá de chegar o dia em que o mestre do jogo pare de arbitrar, para ser substituído por um "performer" -- um mestre de cerimônias que meramente entretenha os jogadores enquanto estes contam as histórias mirabolantes de seus personagens invencíveis? Eu, hein.

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    1. Hehehehehe, bem colocado... Vou só suspirar sorrindo aqui e me abster de quaisquer comentários, rsrsrsrsrs...

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