(Tradução, com permissão do autor, do texto presente em [1], publicado em fevereiro de 2023)
![]() |
"Uma breve classificação das 'dungeons' (enquanto locais de aventura estruturados), baseada em seus tamanhos..." |
Ainda estamos aqui nos primeiros dias frios de 2023, e o mundo dos blogs de RPG continua entusiasmado com o desafio Dungeon 23, uma ideia inspirada de Sean McCoy para criar uma grande masmorra ao longo do ano de 2023, escrevendo apenas uma entrada de sala por dia. Quem sabe quantos persistirão através do longo ano, mas vou usar meu cartão de "velho experiente" e contestar o termo "megamasmorra" para algo com meros 365 cômodos. Claramente, esse desafio está criando uma masmorra muito grande, mas será que é realmente uma megamasmorra? Não concederei esse título. Eu classifico esse tamanho como a respeitável e honrada kilomasmorra, que já é impressionante o suficiente.
Sempre classifiquei masmorras (neste caso, qualquer estrutura de aventura tradicionalmente preenchida, não apenas do tipo subterrâneo) em quatro categorias: Covis, Masmorras, Kilomasmorras e Megamasmorras. Isso não apenas significa que não deveríamos conceder o termo "megamasmorra" à maioria dos produtos publicados com esse nome, mas também implica que a grande maioria das "masmorras" publicadas provavelmente nem deveria receber essa honra.
Covis [Lairs] são o tipo mais básico de "local de aventura preenchido e autocontido", contendo de 2 a aproximadamente 9 áreas preenchidas. Isso inclui a famosa "masmorra de cinco salas", a maioria dos locais de um hexcrawl, uma "masmorra de uma página" e cerca de metade de todos os mapas no site do Dyson Logos. Não há nada de errado com os covis; o limite superior de cerca de 9 locais é uma estimativa justa de quantos encontros (armadilhas, combates, negociações ou buscas) um grupo eficiente pode realizar em uma única sessão. Não há muito espaço para exploração profunda, mas um covil bem projetado pode ter um ou dois loops, alguma verticalidade e espaço suficiente para exigir reflexão sobre como abordar o espaço físico. Embora o tamanho limite certos aspectos do jogo, precisamos reconhecer que essas partidas são divididas em seções discretas de tempo, então organizar conteúdo para "2 a 4 horas com meus amigos" tem seu apelo.
![]() |
"Um Covil..." |
Masmorras [Dungeons] são onde nos graduamos para algo que exigirá que nos reunamos e joguemos diversas vezes. Geralmente classifico masmorras como qualquer coisa entre 10 e 99 áreas mapeadas, com definições e propósitos obviamente se misturando nas extremidades. Um bom clássico, a maioria dos módulos originais da TSR, possui locais nessa escala. Uma masmorra adequada quase sempre terá alguma verticalidade e deve ter múltiplos caminhos, além de diversos cantos, recantos e portas secretas. A forma original como D&D foi projetado para ser jogado começa em locais desse tamanho, com os jogadores levando múltiplas noites de jogo e seus personagens frequentemente levando dias ou até semanas dentro do jogo para explorar completamente as profundezas desafiadoras. Uma masmorra geralmente é boa para aproximadamente um nível de experiência, seja por XP de monstros, ouro convertido em XP ou até mesmo marcos/narrativa. Masmorras maiores, com 70+ salas, começam a se aproximar da próxima categoria, onde o compromisso de tempo e esforço realmente começa a aumentar.
Kilomasmorras [Kilodungeons] são onde a “campanha de masmorra” realmente se concretiza, com 100 a 999 salas espalhadas por múltiplos níveis (tanto de elevação quanto de experiência dos personagens). Uma kilomasmorra é, por si só, uma campanha; você e seus três a seis amigos estão se comprometendo a meses de aventuras nesse local. A maioria dos produtos que se autodenominam megadungeons na verdade pertence a essa categoria, mas, infelizmente, para a grande maioria das campanhas de masmorra, "kilo" vs. "mega" mal importa, já que conflitos de agenda, mudanças e até mesmo o tédio acabam matando essas campanhas muito antes dos níveis finais serem alcançados. Assim é a vida, especialmente quando essas coisas são hobbies que as pessoas jogam por diversão. Mas, pelo menos em teoria, uma kilodungeon pode ser concluída por um grupo dedicado que joga semanalmente ou quinzenalmente em um ano ou dois, com os personagens começando como rufiões covardes na escuridão e terminando como mestres de um domínio mágico e mortal.
Megamasmorras [Megadungeons], então, são algo ainda maior. Uma megamasmorra adequada tem mais de 1.000 salas, distribuídas em vários níveis, com uma escala e escopo que se aproximam menos de uma “campanha” e mais de um “cenário de campanha”. Uma megamasmorra não é realmente algo para ser jogado por um único grupo, mas sim um mundo extenso, perfeito para uma mesa aberta com múltiplos grupos de jogadores, e até mesmo Mestres de Jogo explorando e saqueando. Poucas megamasmorras verdadeiras existem, mas as melhores devem ser suficientes para abranger décadas de jogo. A maioria de nós nunca chegará perto de uma megadungeon de verdade, mas todos deveríamos desejar jogar em uma algum dia.
Existe, é claro, a teórica Gigadungeon, com mais de 1.000.000 de salas. Apenas uma dessas criaturas já foi criada, por um sujeito chamado Irving, que tem trabalhado em completo anonimato desde 1975 em seu porão perto de Lake Geneva. Ele e seus amigos ainda jogam nela semanalmente, rolando seus dados com mãos que começam a mostrar sinais de artrite. Eles registraram 5.721 TPKs e nunca passaram do nível 1.
∞ Ben Gibson ∞
∴
1. https://coldlightrpgpress.weebly.com/home/defining-dungeons
Nenhum comentário:
Postar um comentário