(Tradução, com permissão do autor, do texto presente em [1], publicado em agosto de 2019)
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"Às vezes somos capazes de avançar além do esperado... Talvez isso dependa de alguma intenção neste sentido...?" |
1) Não acumulo meus "wow-bangs". Se eu morrer com uma ficha cheia de itens mágicos ou feitiços não utilizados, então joguei em vão. Não estou aqui para evoluir um personagem, estou aqui para criar memórias divertidas com pessoas cuja companhia eu aprecio. Batalhas regulares de desgaste são apenas um pouco mais interessantes do que uma prova surpresa de matemática da terceira série.
2) Chegar a algum lugar depende de um gerenciamento básico de tempo. Gastar 45 minutos analisando minuciosamente algo que não vai mudar o rumo do jogo é desperdiçar não apenas o seu tempo, mas o de todos. Sei que há portas sem volta no jogo, mas na maioria das vezes é possível voltar com mais informações se parecer que algo foi perdido, em vez de ficar em TOC com uma pergunta ou resposta que não são imediatamente óbvias.
2) Chegar a algum lugar depende de um gerenciamento básico de tempo. Gastar 45 minutos analisando minuciosamente algo que não vai mudar o rumo do jogo é desperdiçar não apenas o seu tempo, mas o de todos. Sei que há portas sem volta no jogo, mas na maioria das vezes é possível voltar com mais informações se parecer que algo foi perdido, em vez de ficar em TOC com uma pergunta ou resposta que não são imediatamente óbvias.
3) Eu surpreendo o Mestre de Jogo (MJ) – não apenas sigo as regras rigidamente. Procuro os pontos fracos que não foram considerados e destruo os planos mais bem elaborados dos meus adversários como aqueles caras que andam de costas para uma explosão. Não estou preocupado com tensão dramática; meu objetivo é dominar, contornar, confundir e neutralizar. Momentos de puro pânico acontecerão de qualquer forma, mas minha meta é não ter nenhum.
4) Ajudo outros jogadores a terem seus grandes momentos. Sei que sou uma personalidade forte e que acabarei assumindo um papel de liderança, consciente ou inconscientemente. Então, se estiver liderando um grupo, serei um líder serviçal. Quando os outros jogadores ficam se olhando sem saber o que fazer, quebro o silêncio. Quando alguém tem uma ideia, ajudo a torná-la realidade. Se percebo uma oportunidade para que brilhem e eles não, coloco-os nessa posição e faço o possível para que todos, em algum momento, sejam o fator X do grupo. Quando nos reunirmos para beber depois, ninguém quer ouvir histórias sobre um único personagem.
5) Gaste seu maldito dinheiro – compre informações, rumores, contatos, esconderijos, fortalezas (seja no nível apropriado ou não), pequenos exércitos de mercenários, apoio da igreja, adoração das massas e qualquer outra coisa que dê ao MJ uma alavanca para mover o mundo. Sempre que olho a ficha de um jogador – presumindo que ele já tenha suprido todas as necessidades básicas do jogo (treinamento, manutenção, etc.) – e vejo uma quantia ridícula de ouro acumulada, sinto que estou sentado com um gerente medíocre incapaz de seguir qualquer plano que não seja o de outra pessoa. Ajude-os a enxergar as possibilidades.
6) Tenha objetivos de curto, médio e longo prazo que não tenham nada a ver com o que o MJ está planejando – Seguindo a lógica do ponto anterior, sementes de aventura são ótimas, e estou sempre caçando essas oportunidades. Mas certamente você tem algo que quer fazer por si mesmo. Você é um guerreiro que quer uma espada mágica? Não fique apenas desejando ou soltando indiretas fora do jogo. Comece a procurá-la; torne seu desejo conhecido no mundo do jogo (pelo menos para aqueles que podem apontar o caminho). Você é um ladrão? Faça contatos muito antes de pensar em fundar uma guilda em alguns níveis. Encontre uma pronta para ser tomada. Clérigo? Onde a igreja precisa expandir sua influência? Etc.
7) Contribua para o mundo do jogo – Crie feitiços, itens e orações personalizados. Se você é um guerreiro, não se limite a fundar uma fortaleza – encontre um bom porto natural e comece uma nova cidade.
8) Preste atenção – esteja pronto para agir. Não seja aquele cara que sempre responde "Hã?" quando algo acontece. Fale. Faça as coisas andarem. Anote informações importantes.
9) Seja versátil – Sempre que vejo um jogador reclamar porque tinha uma ideia específica para um personagem e precisa que tudo saia exatamente como imaginou ou não vai se divertir, me lembro de todas as namoradas problemáticas que já tive. Os sinais de alerta estão sempre lá no início, e sempre se concretizam.
10) Não há um arco predefinido – abrace os reveses. Isso não é um romance. Neste ponto, nada é mais entediante do que salvar o mundo, exceto um progresso estável e previsível semana após semana, onde meu personagem só cresce em poder. Não invisto no mercado de títulos e não jogo D&D para medir meu progresso de nível em nível. Você não está realmente "vencendo" D&D se nunca perde. Aposte. Corra grandes riscos com o equivalente a dinheiro de banco imobiliário. Se você gosta de interpretar personagens, busque a admiração de um povo que vê seu personagem ressurgir das cinzas ainda melhor do que antes da queda. Rir da adversidade real é o papel que a maioria dos personagens de D&D deveria desempenhar, não o cara que sempre ganha um dólar a mais do que gastou no bilhete de loteria.
5) Gaste seu maldito dinheiro – compre informações, rumores, contatos, esconderijos, fortalezas (seja no nível apropriado ou não), pequenos exércitos de mercenários, apoio da igreja, adoração das massas e qualquer outra coisa que dê ao MJ uma alavanca para mover o mundo. Sempre que olho a ficha de um jogador – presumindo que ele já tenha suprido todas as necessidades básicas do jogo (treinamento, manutenção, etc.) – e vejo uma quantia ridícula de ouro acumulada, sinto que estou sentado com um gerente medíocre incapaz de seguir qualquer plano que não seja o de outra pessoa. Ajude-os a enxergar as possibilidades.
6) Tenha objetivos de curto, médio e longo prazo que não tenham nada a ver com o que o MJ está planejando – Seguindo a lógica do ponto anterior, sementes de aventura são ótimas, e estou sempre caçando essas oportunidades. Mas certamente você tem algo que quer fazer por si mesmo. Você é um guerreiro que quer uma espada mágica? Não fique apenas desejando ou soltando indiretas fora do jogo. Comece a procurá-la; torne seu desejo conhecido no mundo do jogo (pelo menos para aqueles que podem apontar o caminho). Você é um ladrão? Faça contatos muito antes de pensar em fundar uma guilda em alguns níveis. Encontre uma pronta para ser tomada. Clérigo? Onde a igreja precisa expandir sua influência? Etc.
7) Contribua para o mundo do jogo – Crie feitiços, itens e orações personalizados. Se você é um guerreiro, não se limite a fundar uma fortaleza – encontre um bom porto natural e comece uma nova cidade.
8) Preste atenção – esteja pronto para agir. Não seja aquele cara que sempre responde "Hã?" quando algo acontece. Fale. Faça as coisas andarem. Anote informações importantes.
9) Seja versátil – Sempre que vejo um jogador reclamar porque tinha uma ideia específica para um personagem e precisa que tudo saia exatamente como imaginou ou não vai se divertir, me lembro de todas as namoradas problemáticas que já tive. Os sinais de alerta estão sempre lá no início, e sempre se concretizam.
10) Não há um arco predefinido – abrace os reveses. Isso não é um romance. Neste ponto, nada é mais entediante do que salvar o mundo, exceto um progresso estável e previsível semana após semana, onde meu personagem só cresce em poder. Não invisto no mercado de títulos e não jogo D&D para medir meu progresso de nível em nível. Você não está realmente "vencendo" D&D se nunca perde. Aposte. Corra grandes riscos com o equivalente a dinheiro de banco imobiliário. Se você gosta de interpretar personagens, busque a admiração de um povo que vê seu personagem ressurgir das cinzas ainda melhor do que antes da queda. Rir da adversidade real é o papel que a maioria dos personagens de D&D deveria desempenhar, não o cara que sempre ganha um dólar a mais do que gastou no bilhete de loteria.
∞ EOTB ∞
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