| Rob Conley e sua visão positiva sobre o "objetivo" da OSR... |
No Reddit, Kaliburnus pergunta qual é o objetivo da OSR. Ele conclui seu post com algumas perguntas.
Então, pergunta honesta: qual é o objetivo da OSR [2]? Por que eles rejeitam sistemas modernos? (Estou falando especificamente das pessoas totalmente OSR e não das que jogam dos dois lados da moeda). O que há de tão especial nesse movimento e em seus jogos que está atraindo tanta gente? Algum sistema específico que você recomendaria para eu experimentar?
Minhas respostas:
Qual é o objetivo da OSR?
Jogar, promover ou publicar edições antigas de Dungeons & Dragons, junto com qualquer outra coisa que atraia quem gosta desses sistemas. Isso frequentemente inclui edições antigas de outros sistemas, como Traveller, ou RPGs mais novos que se baseiam em temas semelhantes ao D&D clássico.
O que distingue a OSR é o “hack” desenvolvido por Stuart Marshall [OSRIC], Matt Finch [OSRIC, Swords & Wizardry] e Chris Gonnerman [Basic Fantasy]. Eles descobriram que, se você pegar o d20 SRD e omitir as mecânicas mais novas (como talentos [feats]), o resultado fica a um passo de qualquer edição clássica de D&D. Essa percepção removeu a maior parte das barreiras de propriedade intelectual que antes impediam fãs de edições antigas de apoiar plenamente as edições que amavam.
Ainda melhor: esse “hack” se baseava em conteúdo aberto sob uma licença aberta, o que significa que qualquer pessoa com tempo e interesse podia construir livremente sobre ele, inclusive desenvolvendo sua própria versão das várias edições clássicas.
Isso coincidiu com avanços na tecnologia digital que reduziram as barreiras para criar, publicar e compartilhar produtos. Melhores softwares de diagramação, PDFs, lojas online e impressão sob demanda permitiram que indivíduos publicassem projetos ambiciosos dentro do tempo e orçamento de um hobby.
Então o “objetivo” é simples: depois de 2006, as pessoas começaram a fazer o que sempre quiseram fazer desde o início.
Como a OSR foi pioneira no uso de ferramentas digitais e como sua base se apoiava em conteúdo e licenças abertas, ela naturalmente se diversificou até o que vemos hoje. Cada novo criador chegou com sua própria visão. Muitos agora adaptam apenas de forma vaga as mecânicas de D&D enquanto mantêm seus temas, ou usam sistemas ao estilo D&D para gêneros e cenários completamente diferentes.
Por que eles rejeitam sistemas modernos?
Jogos não são tecnologia. Embora sua apresentação possa melhorar com o tempo, um jogo se joga tão bem hoje quanto há décadas.
A OSR não se trata de rejeitar sistemas modernos. Trata-se de apreciar RPGs diferentes dos produzidos pelos líderes do mercado. Além disso, por causa de como a OSR começou (veja acima), sua comunidade é movida pela liberdade criativa e logística de fazer e compartilhar o que quiser, da forma que quiser, sem depender de mais ninguém.
A OSR não é uma rejeição. É uma celebração.
O que há de tão especial nesse movimento e em seus jogos que atrai tanta gente?
Nenhuma marca dominante ou líder de mercado dita o que aparece. Qualquer pessoa, inclusive você, pode olhar o conteúdo disponível e decidir: “Eles estão fazendo errado; eu posso fazer melhor.” Então você realmente pode ir lá, usar o conteúdo aberto disponível e fazer isso dentro do tempo e do orçamento que você tem para um hobby.
Quanto ao motivo pelo qual o D&D clássico e sistemas inspirados nele continuam atraentes, é porque eles funcionam. Eles provaram ser capazes de conduzir campanhas divertidas, emergentes e envolventes por décadas.
Crucialmente, a OSR, desde 20 anos atrás até hoje, não apenas diz que esses jogos são divertidos; ela mostra isso por meio de relatos de jogo, aventuras e suplementos.
Muitas indústrias veem seus fundadores chegarem perto da ideia certa, mas não totalmente, para então um participante posterior aperfeiçoá-la. Por exemplo, automóveis e o Modelo T. Esse não é o caso com D&D. OD&D mais o suplemento Greyhawk criaram o que agora chamamos de “D&D clássico”, e ele perdura há décadas.
A única razão pela qual isso algum dia se tornou debatível foi o controle de propriedade intelectual, quando o dono de D&D parou de publicar versões clássicas. Mas graças ao “hack” que deu início à OSR, os hobbyistas hoje podem jogar D&D clássico e, se gostarem, apoiá-lo como quiserem, até publicando material para ele.
Isso não faz do D&D clássico o “melhor” RPG, assim como xadrez ou damas não são necessariamente os melhores jogos de tabuleiro. Mas, como esses clássicos, ele ainda é jogado, amado e expandido por pessoas ao redor do mundo.
Quais sistemas específicos você recomendaria experi-mentar?
Primeiro, recomendo começar com o excelente Swords & Wizardry Quick Start. É gratuito, ensina as regras e inclui uma aventura que dá uma noção clara de como é uma campanha OSR.
Todos estes eu já usei ou joguei em algum momento:
OSRIC (Nota: uma nova edição [3] está sendo desenvolvida por Matt Finch)
Alguns outros que valem ser mencionados:
Eu também tenho meu próprio projeto disponível:
Além disso, meu cenário Blackmarsh é gratuito e oferece um excelente exemplo de como é um suplemento OSR:
Blackmarsh [o autor autorizou sua tradução, espero poder fazê-lo oportunamente]
∞ Robert Conley ∞
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