(Tradução, com permissão do autor, do texto presente em [1], publicado em outubro de 2025)
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| BlackRazor apresenta Fundamentos do D&D Old School... |
CÓDICE DOS AXIOMAS OLD SCHOOL
A versão Old School de Dungeons & Dragons não é um mistério, uma marca ou uma filosofia; é uma prática. Seus princípios nunca foram escondidos ou perdidos, apenas soterrados sob décadas de má interpretação. O propósito deste Códice é reafirmar esses fundamentos com clareza, sem pretensão, para que qualquer pessoa que deseje conduzir ou jogar o jogo como ele foi originalmente concebido possa fazê-lo com compreensão e propósito.
Esses doze axiomas não me pertencem. Eles surgem da experiência… de anos por trás do escudo, com os dados na mão. Se parecem autoritativos, é apenas porque foram comprovados em jogo.
I. A NATUREZA DO JOGO
1. Dungeons & Dragons é um Jogo de Aventura Fantástica
D&D é um jogo procedural com regras, turnos e objetivos; não é uma história nem uma performance. A estrutura do jogo se baseia na premissa de aventureiros enfrentando perigos em um mundo fantástico, com a esperança de obter fortuna e glória.
2. O Mestre de Jogo é Deus da Mesa
O MJ incorpora o mundo do jogo e aplica as regras; não existe jogo sem um MJ. Toda autoridade para administrar o jogo e definir a situação e o ambiente explorado pelos jogadores repousa no MJ. O MJ é tanto criador quanto árbitro e, em última instância, deve lealdade apenas ao próprio jogo.
3. Regras Importam
As regras não são sugestões; são mecanismos que definem o escopo e os limites do mundo, transformando imaginação em um jogo funcional, gerando justiça, desafio e consequência. É responsabilidade do MJ conhecer e aplicar as regras com precisão. As regras são os parâmetros pelos quais concordamos em jogar; sem regras, não há jogo.
4. O Mestre de Jogo é o Adversário
O MJ se opõe aos jogadores por necessidade; a premissa do jogo se sustenta no desafio imposto aos jogadores. É responsabilidade do MJ fornecer um ambiente perigoso que exija coragem e inteligência. O desafio digno torna a vitória significativa; justiça está na consistência, não na misericórdia. O desafio arbitrário é indesejável, mas as regras do jogo fornecem um modelo de desafio baseado tanto na lógica do jogo quanto nas necessidades da partida.
II. O MOTOR DO JOGO
5. Tesouro é Rei
A riqueza é a medida do sucesso e o motor do avanço, unindo risco, exploração e recompensa em um único ciclo elegante. Ela impulsiona a economia e o propósito do jogo, unifica a motivação dos jogadores, fornece um objetivo claro de jogo e inspira um envolvimento mais profundo na construção de mundo do MJ. Qualquer tesouro que valha a pena exige esforço, e o equilíbrio entre risco e recompensa é um princípio fundamental da jogabilidade.
6. A Violência é Inerente ao Jogo
Combate não é a única solução, mas é o risco definidor do jogo. A violência molda a economia de recursos, tempo, avanço e sobrevivência. As regras relacionadas à violência são parte central da mecânica e um elemento inevitável do jogo. Todos os personagens são capazes de lutar por regra, e a ameaça de morte é um elemento básico do jogo.
7. A Magia é Limitada
Poder vem com restrições. A magia quebra as regras da realidade, mas dentro de usos finitos e com custos claros. Sua raridade preserva a tensão do jogo, enquanto sua presença oferece um meio de aumentar a eficácia dos jogadores e um método de avanço. O jogo retrata um mundo mágico, mas o uso da magia deve ser conquistado por meio de esforço e risco.
8. O Jogo Acontece em Todos os Níveis
Níveis baixos, médios e altos são fases distintas da mesma campanha, não jogos diferentes. A transição da masmorra para o domínio faz parte da constituição do jogo. As regras dão suporte ao jogo em todos os estágios de avanço, e todos os estágios têm valor. A jogabilidade não se limita a uma parte específica da trajetória de avanço dos jogadores, e é responsabilidade do MJ garantir que desafios adequados existam em cada ponto do percurso, usando as regras como guia.
III. O ESPÍRITO DO JOGO
9. Construção do Mundo é o Coração do Jogo de Campanha
O mundo deve existir antes que a aventura possa ter importância. Geografia, história e economia coerentes dão peso a cada ação. Para o MJ, a criação é sua própria recompensa; a alegria da criação está em compartilhá-la com os jogadores na mesa. O investimento de tempo e esforço do MJ cria empolgação; a empolgação compartilhada gera engajamento dos jogadores. À medida que o MJ amadurece e cresce em conhecimento, o mundo do MJ também se desenvolverá ao longo do tempo.
10. Jogadores Têm Agência
O jogo vive de escolhas significativas. Os jogadores decidem para onde ir, o que arriscar e quando fugir. O MJ fornece o mundo; os jogadores impulsionam a ação por meio de comportamentos com consequências. A personagem é o veículo para a exploração do mundo do jogo pelo jogador; é a interação entre a escolha do jogador e o mundo do MJ que cria a história da campanha.
11. Cooperação é a Chave do Sucesso
D&D é um jogo em equipe. Os conjuntos de habilidades das personagens são assimétricos, e cada indivíduo contribui para o sucesso dos esforços do grupo, seja desempenhando um papel específico, oferecendo uma ideia útil ou absorvendo o dano causado por perigos e ameaças. Tanto a variedade quanto a redundância contribuem para o sucesso do grupo, e grupos que aprendem a respeitar, confiar e se comunicar entre si descobrirão que isso aprimora sua capacidade de sobreviver e prosperar.
12. Imersão Vem do Engajamento
A verdadeira imersão… perder a noção de tempo e espaço ao se concentrar profundamente na tarefa em mãos… surge da atenção à jogabilidade procedural e do investimento emocional na tomada de decisões. Quando os riscos são reais, práticos e sustentados pelas regras do jogo, o engajamento se torna o subproduto do risco, da consequência e da participação, levando a uma imersão incomparável por atuação ou drama de uma história narrada.
D&D old school existe na ação, não na argumentação. Cada escolha, cada risco, cada triunfo e fracasso reafirma os princípios apresentados aqui, guiando jogadores e MJs através de paisagens de perigo, recompensa e consequência. Aplique esses axiomas com pensamento e disciplina e deixe que o próprio jogo seja o árbitro final da jogabilidade. Não há sabedoria secreta… apenas as regras, a vontade de jogar e as fortunas do acaso.
∞ BlackRazor ∞
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* Este texto faz parte de uma sequência de textos que ajudam a compreender o porquê da sistematização desses "axiomas". Você pode conferi-la aqui.

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