quarta-feira, 18 de setembro de 2024

9 Dicas para Iniciantes no RPG em Geral

(Texto originalmente postado no servidor de discord do J.A.C.A. - Jogatina Aventuresca Clássica Avançada, e reproduzido aqui com permissão do autor.)
"Nunca desista de buscar aquilo que você procura enquanto aquilo que você procura fizer sentido..."

Minhas dicas, são:

1 - Não existe jeito definitivo de aprender sobre RPG, há várias questões em jogo: O interesse no hobby e a realidade de cada um é diferente e etc. Então, não tome nada dito aqui como a verdade absoluta de como entrar no hobby. Só avalie de modo crítico e inteligente as dicas. Qualquer dúvida, só perguntar.

2 - Dito isso: Se você é iniciante, se preocupe inicialmente apenas com a temática/gênero do que te atrai. A partir daí, procure uma mesa com gente legal e de preferência com um mestre experiente. (se não der sorte achando uma mesa tão boa assim, qualquer uma mediana serve, ela servirá apenas como porta de entrada e para você sentir como é o jogo. O importante é começar jogando.) Um ponto primordial é que ninguém é perfeito, cada um tem um estilo de jogar/mestrar. Única regra universal necessária em qualquer mesa é o respeito mútuo.

3 - Depois de algumas sessões jogando no tema que te atrai com uma galera razoável, você já vai começar a ter uma ideia da importância do sistema de jogo. Como as regras afetam a jogabilidade, a ambientação do mundo, a identidade do seu personagem e etc. É nesse ponto que, com sorte, você vai estar pronto para ler sobre novos sistemas além desse inicial que foi adotado pelo mestre da mesa e avaliar o que mais combina com você e o estilo que você gosta.

4 - Sobre sistema, digo material completo sobre como jogar o jogo. Um bom sistema precisa esclarecer seu método com regras e mecânicas a serem utilizadas em mesa, o que o autor tinha em mente sobre a prática do jogo e etc.

5 - Lembre-se, um jogador não precisa ler o livro todo, apenas a parte que interessa a seu papel. Já o mestre precisa se aprofundar mais nas regras. No entanto, não precisa ler cada tabela do livro, apenas as regras que cabem ao seu papel e ao do jogador. Com o tempo, você mesmo vai conseguir avaliar qual parte do livro é realmente necessário ler no primeiro momento.

6 - Depois de ter a experiência como jogador e de ter lido ao menos um sistema de seu agrado, aí vai chegar a hora de pensar em mestrar a sua própria mesa. Antes dessa experiência prática, evite.

7 - Mas, como disse no início, não existe maneira ideal de começar. Muita gente começou mestrando e hoje funciona bem. O problema de começar mestrando, na minha percepção, é que a chance de cometer erros grotescos é muito maior. Começar jogando te poupa de muita frustração, pois, ter a perspectiva de jogador primeiro facilita em muito uma visão mais ampla do jogo e da mesa pra formar uma expectativa mais razoável na hora que escolher mestrar e montar a sua própria.
 
8 - Observando iniciantes em fórums e outros locais, percebo que eles tem a opção de seguir dois caminhos no mundo rpgista. O primeiro e mais comum, é o de querer reinventar a roda. Criar sistemas próprios, homebrew,  seguir conselhos de aleatórios na internet e usar sistema minimalista apenas para conseguir cenar suas fantasias ou apenas fazer parte de uma comunidade (como ter o D&D lifestyle tão popular hoje por séries e lives no youtube) sem se preocupar com procedimentos de jogo funcionais. O segundo seria o de procurar os veteranos de verdade e ler os sistemas. Aprender com a experiência de jogo e sabedoria de quem veio antes e tentar entender os procedimentos para aplicar em suas mesas. Há décadas de material à disposição, além de gente que entende do jogo. Basta procurar.

O primeiro caminho, infelizmente, não se sustenta a longo prazo. Não se você quer amadurecer no hobby. O tempo vai passar e você não vai aprender nada de relevante sobre o jogo, vai ficar estagnado tentando achar uma batida perfeita em algo que já foi otimizado a 40 anos atrás. Então, sempre recomendo o segundo, pois assim você se tornará um mestre e jogador melhor com o passar do tempo.

Antes de querer aprender com aleatório na internet, leia os livros e jogue o jogo. E, faça o que for, não caia em golpe de comprar curso online sobre como jogar RPG (Sim, existem vários. De supostos "veteranos" do hobby), independentemente do nome Gourmet que usem para tentar te ludibriar.  O Hobby é algo que existe para compartilhar experiência e agregar à comunidade. Cobrar para algo que era para ser compartilhado, é má fé e oportunismo. Golpista tem de todo tipo, fique atento.

9 - Com certeza haverá quem discorde desses tópicos ou que considera relevante mas com ressalvas, e provavelmente com sua razão. Mas na minha experiência, aprendi muito a ser mestre jogando como jogador. E até hoje não abro mão de jogar como jogador, mesmo gostando também de mestrar. No mais, boa sorte e bom jogo.

∞ Megarato ∞

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