quarta-feira, 18 de setembro de 2024

8 Dicas para Iniciantes no RPG em Geral

(Texto originalmente postado no servidor de discord do J.A.C.A. - Jogatina Aventuresca Clássica Avançada, e reproduzido aqui com permissão do autor.)
"Nunca desista de buscar aquilo que você procura enquanto aquilo que você procura fizer sentido..."

Minhas dicas, são:

1 - Não existe jeito definitivo de aprender sobre RPG, há várias questões em jogo: O interesse no hobby e a realidade de cada um é diferente e etc. Então, não tome nada dito aqui como a verdade absoluta de como entrar no hobby. Só avalie de modo crítico e inteligente as dicas. Qualquer dúvida, só perguntar.

2 - Dito isso: Se você é iniciante, se preocupe inicialmente apenas com a temática/gênero do que te atrai. A partir daí, procure uma mesa com gente legal e de preferência com um mestre experiente. (se não der sorte achando uma mesa tão boa assim, qualquer uma mediana serve, ela servirá apenas como porta de entrada e para você sentir como é o jogo. O importante é começar jogando.) Um ponto primordial é que ninguém é perfeito, cada um tem um estilo de jogar/mestrar. Única regra universal necessária em qualquer mesa é o respeito mútuo.

3 - Depois de algumas sessões jogando no tema que te atrai com uma galera razoável, você já vai começar a ter uma ideia da importância do sistema de jogo. Como as regras afetam a jogabilidade, a ambientação do mundo, a identidade do seu personagem e etc. É nesse ponto que, com sorte, você vai estar pronto para ler sobre novos sistemas além desse inicial que foi adotado pelo mestre da mesa e avaliar o que mais combina com você e o estilo que você gosta.

4 - Sobre sistema, digo material completo sobre como jogar o jogo. Um bom sistema precisa esclarecer seu método com regras e mecânicas a serem utilizadas em mesa, o que o autor tinha em mente sobre a prática do jogo e etc.

5 - Lembre-se, um jogador não precisa ler o livro todo, apenas a parte que interessa a seu papel. Já o mestre precisa se aprofundar mais nas regras. No entanto, não precisa ler cada tabela do livro, apenas as regras que cabem ao seu papel e ao do jogador. Com o tempo, você mesmo vai conseguir avaliar qual parte do livro é realmente necessário ler no primeiro momento.

6 - Depois de ter a experiência como jogador e de ter lido ao menos um sistema de seu agrado, aí vai chegar a hora de pensar em mestrar a sua própria mesa. Antes dessa experiência prática, evite.

7 - Mas, como disse no início, não existe maneira ideal de começar. Muita gente começou mestrando e hoje funciona bem. O problema de começar mestrando, na minha percepção, é que a chance de cometer erros grotescos é muito maior. Começar jogando te poupa de muita frustração, pois, ter a perspectiva de jogador primeiro facilita em muito uma visão mais ampla do jogo e da mesa pra formar uma expectativa mais razoável na hora que escolher mestrar e montar a sua própria.

8 - Com certeza haverá quem discorde desses tópicos ou que considera relevante mas com ressalvas, e provavelmente com sua razão. Mas na minha experiência, aprendi muito a ser mestre jogando como jogador. E até hoje não abro mão de jogar como jogador, mesmo gostando também de mestrar. No mais, boa sorte e bom jogo.

∞ Megarato ∞

Nenhum comentário:

Postar um comentário