domingo, 1 de setembro de 2024

Alguns tópicos resumidos do Primer de Gabor Lux (autor de Castle Xyntillan)

(Texto originalmente postado no servidor de discord do J.A.C.A. - Jogatina Aventuresca Clássica Avançada, e reproduzido aqui com permissão do autor.)

Há anos o grande Gabor Lux lançou apenas em seu idioma original (Húngaro) um sistema OSR chamado Sword&Magic. Infelizmente ele não pretende traduzir para o inglês (apesar de estar trabalhando em um manual do mestre que vai ser hype quando sair). Mas aqui segue um gostinho em tópicos resumidos do seu Primer que ele coloca como apêndice no livro:

Simulação guiada pela imaginação:

  • RPGs envolvem cenários de "o que acontece se" para explorar as consequências de ações em um contexto fictício.
  • Sword and Magic foca em uma simulação imaginativa, onde as ações dos personagens desencadeiam reações e criam uma cadeia de causalidade.
  • O objetivo é engajar os jogadores e permitir que seus personagens ajam como agentes de mudança em um mundo fantástico.


Contexto através da interação:

  • Detalhes do mundo do jogo emergem através da interação dos personagens com o ambiente, NPCs e estruturas sociais.
  • O Mestre de Jogo pode improvisar e ajustar detalhes para manter a consistência interna do mundo.
  • A campanha deve ser aberta e contínua, com um foco na expansão do mundo conforme os jogadores exploram.


Fluxo e fluidez:

  • Regras menos rígidas permitem que os personagens tentem ações criativas, incentivando a imaginação e a tomada de riscos.
  • Aventuras que fluem de uma para outra e campanhas que se desenvolvem organicamente são mais memoráveis.
  • O uso de graus variáveis de sucesso e fracasso contribui para a tensão e o realismo, evitando resultados abruptos.


Naturalismo vs. Surrealismo:

  • A fantasia deve equilibrar elementos estranhos e inesperados com um pano de fundo plausível e consistente.
  • Elementos de surrealismo são introduzidos através de associações livres e criativas, como em templos arruinados ou outros cenários fantásticos.
  • A ideia é criar uma síntese entre o naturalismo e o surrealismo, onde a base realista realça a estranheza e a maravilha do mundo fictício.

∞ J. A. C. A. ∞

O texto completo encontra-se aqui [1], traduzido para o Português.

1. https://dustdigger.blogspot.com/2024/09/o-primer-alternativo-para-jogos-old.html

 

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