(Tradução, com permissão do autor, do texto presente em [1], publicado em setembro de 2024)
"Após 100 sessões de jogo numa campanha aberta é possível aprender algumas lições..." |
Lições Aprendidas
Se você tiver sua própria pergunta, fique à vontade para me enviar um e-mail ou compartilhar nos comentários abaixo, e responderei quando tiver tempo.
Pergunta
"Como lidar com jogadores entrando em um jogo sandbox sem que se sintam perdidos, sobrecarregados com tantas opções que parecem não ter escolha, ou sem direção; e como incentivá-los a buscar ganchos de aventura e perseguir seus próprios objetivos. Eu não estava lá na primeira sessão de Barbarian Altanis, mas adoraria saber como você configurou essa primeira sessão e como se preparou antes do início do jogo. Você começou dando aos jogadores uma missão clara? Você deu a eles um número limitado de ganchos para escolher? Ou algo completamente diferente?"
Resposta
Preparação: Li o material de Wilderlands e escolhi a região de que mais gostei, Barbarian Altanis.
Sessão 0: Apresentei Wilderlands, Barbarian Altanis e o tipo de jogo que eu conduziria (aberto, dirigido pelos jogadores, sem PvP, sem violência sexual). Depois, pedi aos jogadores para escolherem um ponto de partida. Eles escolheram Kestizar.
Sessão 1: Começamos a jogar. Li os hexágonos ao redor de Kestizar e coloquei algumas masmorras dentro de um raio de 25 milhas. Coletei ganchos e os distribuí aleatoriamente durante as sessões. Misturei isso com tabelas aleatórias. Não havia uma missão clara; era dirigido totalmente pelos jogadores.
Reflexão: retrospectivamente, acho que alguns jogadores ficaram um pouco confusos e/ou perdidos. Levou várias sessões até que se comprometessem com um gancho específico. Alguns levaram a desfechos muito violentos, com poucos sobreviventes. Nosso primeiro ano foi um pouco mudcore, em parte por causa das escolhas dos jogadores (já que eu nunca tive essa intenção, pois coloquei muitos tesouros e itens mágicos, mas me recusei a conduzi-los diretamente até eles). Houve várias (!) ocasiões em que desistiram bem antes de encontrarem um grande tesouro. Mas então a toca da hidra mudou tudo. ;)
Pergunta
"Conselhos que funcionaram ou não para você. Recursos que achou úteis — quais livros você mantinha à mão durante as sessões e/ou preparação, esse tipo de coisa? Existe algum livro/recurso que não foi utilizado, mas que você gostaria de tê-lo feito?"
Resposta
Honestamente, eu não busquei conselhos além dos livros de regras. Primeiro, passei cerca de um ano lendo B/X, depois BECMI e, em seguida, a Rules Cyclopedia. Depois, li o AD&D 1e DMG e o PHB. Paralelamente, passei muito tempo entendendo o catálogo da TSR, edições, publicações, como elas se interligam, qual é o foco delas e quais são as diferenças. Não lembro por que, mas decidi experimentar B/X e RC/BECMI, então encontrei um jogo de cada e comecei a jogar. Eu queria ver as regras em ação. A partir dessa experiência, decidi rodar B/X primeiro, para dominá-lo e, no futuro, potencialmente atualizar para um sistema mais avançado. Afinal, essa era a promessa da TSR!
Quando estava explorando o catálogo da TSR, os cenários principais não me chamaram a atenção. Mystara era legal, mas não cativante. Gostei de Dark Sun, mas queria algo mais próximo da fantasia comum ou espada & feitiçaria. Thunder Rift era interessante, mas parecia muito restrito. Então, de alguma forma, e nem me lembro quando ou como, me deparei com Wilderlands of High Fantasy. Isso me surpreendeu. Era incrível.
CIDADE+ESTADO DO INVENCÍVEL SENHOR SUPREMO. [City State of the Invincible Overlord]
ALTANIS BÁRBARA. [Barbarian Altanis]
CIDADE+ESTADO DO IMPERADOR DO MUNDO. [City State of the World Emperor]
Hexágonos de uma linha com ganchos malucos. Vasto, mas não grande demais. Populado, mas não denso demais. Pronto para aventura como está, mas facilmente expandido e preenchido com qualquer coisa. Um cenário que pode ser maltratado. Um cenário que pode ser improvisado. Gostei do conteúdo, gostei da estética e gostei do ethos. Foi então que me aprofundei no catálogo da Judges Guild.
Depois de escolher o conjunto de regras e o cenário, meu próximo passo foi adquirir todos os livros principais. Até agora, adquiri a maior parte do catálogo da TSR, então comecei a caçar as publicações de Wilderlands. Depois de estudar os quatro livretos e a caixa da Necromancer Games, senti que estava pronto para rodar uma campanha para a vida toda. Meu próximo passo foi escolher uma área. Escolhi porque (1) gostei muito, e (2) ficava no meio de tudo. Meu próximo passo foi ler sobre aventuras e fazer uma lista de uma dúzia ou mais que eu queria rodar.
Passei um tempo fazendo uma lista dos módulos mais bem avaliados (geralmente começando com tenfootpole.org), e então procurava mais resenhas das publicações que gostei. Se eu ainda estivesse interessado, comprava e dava uma olhada. Se ainda gostasse deles, eles entrariam na lista. Quando os jogadores selecionaram seu ponto de partida no mapa, procurei alguns módulos de níveis baixos e os coloquei na região.
Após tudo isso, fiz um fichário com notas principais sobre Barbarian Altanis, lista de módulos, papéis em branco para anotações adicionais e impressões dos módulos que os jogadores provavelmente visitariam. Então fiz outro fichário, o fichário de Juiz, onde coloquei todos os procedimentos que uso durante o jogo, incluindo aqueles para geração procedural aleatória. Tenho confiança suficiente para improvisar qualquer coisa, mas ainda gosto de usar boas tabelas.
Sem dúvida, meu livro de referência mais usado é o Ready Ref Sheets [6] da Judges Guild. É incrível. Alguns dos procedimentos são ruins. A maioria é ótima. Mas o sabor é inimitável. Além desses, frequentemente faço referência ao d30 DM Companion [7] e ao d30 Sandbox Companion [8]. Comprei d30s só por causa deles. Também tenho uma coleção de outras tabelas, principalmente do AD&D 1e e Arduin.
Não sinto que precise de outro livro na vida. Com os dois fichários acima, eu poderia conduzir um jogo até a morte. Isso, claro, não significa que eu não esteja adquirindo mais livros… O que posso dizer? Gosto de ler coisas antigas e novas.
Pergunta
"Você achou que seus métodos de preparação mudaram? E essa mudança veio de sua habilidade em desenvolvimento ou por causa da duração do jogo? Há algo que você aprendeu ou fez que gostaria de ter sabido ou feito antes de começar, ou que gostaria de ter feito antes na campanha?"
Resposta
Com o tempo, reduzi ainda mais minha preparação, mas os métodos continuam os mesmos. Ou, pelo menos, eu acho que estão.
Uma vez, fiz uma torre de quatro níveis com um acampamento adjacente e uma masmorra subterrânea com um complexo de cavernas. Fiz isso porque os jogadores estavam decididos a marchar até lá para lutar contra bárbaros. Então, depois de reunir um exército de mercenários, eles decidem ir para outro lugar. Não me arrependo de ter feito, mas foi um bom sinal para manter minha abordagem usual de desenvolvimento iterativo de pontos de interesse.
Pergunta
"Você conduziu uma mesa aberta por muito tempo. Quais são as estatísticas do seu grupo de jogadores? Surgiram tendências sobre como os jogadores jogavam em um formato de mesa aberta? Que tipo de jogadores os GMs [Mestres de Jogo] de mesas abertas devem procurar recrutar? Que tipo de “gerenciamento de jogadores” você fez?"
Resposta
Sim, já se passaram mais de dois anos e meio agora. Tenho mantido uma lista pública de personagens [9] que inclui personagens de todos os jogadores que ainda estão jogando.
Quando um jogador sai, eu excluo o personagem dele da lista de “Vivos”, mas os mantenho em outras listas. Em outras palavras, não estou rastreando exatamente quantas pessoas vieram e foram. Houve um bom número de jogadores curiosos em aprender mais sobre nosso estilo de jogo, que jogaram algumas sessões e depois foram embora. Houve alguns que entraram e saíram.
Atualmente, há 21 jogadores com 34 personagens. Há mais, mas alguns são incertos, então não quero estragar nada. Vamos apenas dizer que, pelo menos, dois estão jogando em uma sessão por postagem que já dura meses e ainda não terminou.
Quanto ao recrutamento, basicamente tento recrutar mais pessoas que sejam como as pessoas com quem estou jogando agora. Como escrevi em outro lugar [10], acredito fortemente que bons jogos são feitos com bons jogadores, por isso me preocupo mais com atitude do que com habilidade ou anos de experiência em jogos. A única maneira infalível de testar a compatibilidade é jogarmos uma sessão juntos.
Para a gestão de personagens dos jogadores, eu não usei nada especial. Basta fazer uma ficha de personagem para cada personagem e acompanhá-los. Isso é tudo.
Pergunta
"Como foi colocar relatórios de sessão na A&E?"
Resposta
É divertido! Demorei um tempo para me acostumar ao formato, com os colaboradores publicando suas reações e comentários sobre a edição anterior na próxima edição. É como comentar em blogs, mas com mais demora e comentários mais profundos. Compilar os relatórios para a A&E é outra chance de revisar, e muitas vezes fico envergonhado pelos erros que encontro. Outra coisa que eu costumava fazer muito mais, mas não tenho feito tanto nas últimas submissões, é incluir arte. Inicialmente, eu procurava stock art, brincava com o Midjourney para gerar algo utilizável e tentava preencher as lacunas com ilustrações. Agora, só uso um pouco de arte abstrata e talvez uma ou duas ilustrações de banco de imagens. Meu plano é continuar publicando os relatórios na A&E enquanto o jogo continuar e a zine continuar saindo. Um bônus divertido é receber cartas de fãs de estranhos.
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