domingo, 15 de setembro de 2024

Notas sobre Alinhamento em AD&D

(Tradução, com permissão do autor, do texto presente em [1], publicado em abril de 2021)

"Os nove eixos de Alinhamento em AD&D... Quem sabe não seria proveitoso se o grupo acordasse entre si o que os alinhamentos realmente significam dentro da prática de jogo, logo no início da campanha?"

O alinhamento em D&D é um daqueles tópicos perenes (e perpetuamente frustrantes) de discussão, porquê cada pessoa tem suas próprias ideias sobre o que as palavras significam, e as definições fornecidas nos livros são excessivamente vagas e generalizadas a ponto de serem essencialmente sem sentido, o que gera muita discussão e faz com que as pessoas se acusem de estarem Erradas e possivelmente de serem Más Pessoas.

O que realmente importa é que cada Mestre de Jogo deve decidir como quer definir e lidar com o alinhamento em seu mundo de campanha e deixar os jogadores dessa campanha saberem o que foi decidido logo no início, em vez de presumir que todos concordam e, em seguida, entrarem em discussões quando os jogadores fazem algo com base em uma interpretação diferente da do Mestre. Embora isso seja certamente um desejo irreal (porquê os jogadores que discordam da definição do Mestre não vão discordar menos só porque viram isso por escrito antecipadamente), ainda assim coletei algumas notas tanto sobre como vejo os alinhamentos em meus jogos, quanto sobre alguns exemplos representativos de personagens da ficção e da mídia que, na minha opinião, se encaixam em cada uma das categorias de alinhamento. Já que tive o trabalho de anotar tudo isso, pensei que seria útil compartilhar. Os exemplos também têm um segundo propósito, ao trazer personagens de várias fontes que me interessam e que considero relevantes para o estilo e a ambientação dos jogos que gosto de conduzir (diferente de outras listas que você pode encontrar online, que tendem a se limitar apenas a exemplos de quadrinhos, Star Wars e Harry Potter).

NOTAS SOBRE ALINHAMENTO EM AD&D

  • Leal

Respeita (e espera) autoridade e lealdade, derivadas de estruturas formais (título, cargo) e organizações hierárquicas.

  • Caótico:

Respeita (e espera) autoridade e lealdade, baseadas em qualidades pessoais individuais (força, carisma, renome, laços familiares) e estruturas de poder fluidas ou informais.

  • Bom:

Busca ajudar os outros, especialmente os fracos.

  • Maligno:

Busca explorar os outros, especialmente os fracos.

  • Neutro:

Pragmatismo, oportunismo ou indiferença.

Exemplos representativos da ficção e da mídia:

  • Leal e Bom:

John Carter (Edgar Rice Burroughs), Agente Dale Cooper (Twin Peaks), Roland Deschain (A Torre Negra), Hermione Granger (Harry Potter), Spock (Star Trek).

  • Neutro e Bom:

Cazaril (Curse of Chalion), Jake Chambers (A Torre Negra), James T. Kirk (Star Trek), Harry Potter, Shimrod (Lyonesse).

  • Caótico e Bom:

Lyra Belacqua (His Dark Materials), Eddie Dean (A Torre Negra), Katniss Everdeen (Jogos Vorazes), Kickaha/Paul Janus Finnegan (World of Tiers), Peter Pan.

  • Leal e Neutro:

Juiz Dredd, Inspetor Javert (Os Miseráveis), Agente Albert Rosenfield (Twin Peaks), Severian (O Livro do Novo Sol).

  • Neutro:

Ged/Sparrowhawk (Terramar), The Gray Mouser (Fritz Leiber), O Homem Sem Nome (filmes de Sergio Leone), Nifft the Lean (Michael Shea), Rhialto the Marvelous (Jack Vance).

  • Caótico e Neutro:

Harry Mudd (Star Trek), Loki (filmes da Marvel), Skafloc (A Espada Quebrada), Capitão Jack Sparrow (Piratas do Caribe).

  • Leal e Maligno:

Casmir (Lyonesse), Lady/Dorotea Senjak (A Companhia Negra), Presidente Snow (Jogos Vorazes).

  • Neutro e Maligno:

Kane (Karl Edward Wagner), Khan Noonien Singh (Star Trek), Steerpike (Gormenghast)

  • Caótico e Maligno:

BOB (Twin Peaks), Cugel the Clever (Jack Vance), Voldemort (Harry Potter).

∞ Trent Smith ∞

1. https://mystical-trash-heap.blogspot.com/2021/04/ad-alignment-notes.html

*Peço desculpas em relação a qualquer erro presente na tradução das obras de ficção citadas acima. Infelizmente não possuo grande conhecimento nessa área, mas pode acreditar que fiz o melhor que pude. Inclusive fique à vontade para me sugerir ou indicar qualquer correção. Obrigado.

4 comentários:

  1. Texto interessante. Tem gente que não gosta do sistema de alinhamentos mas eu pessoalmente acho bem legal. Nunca encarei como algo restritivo, mas como guias para como o personagem deve proceder. Também não acho que se trata de uma caixa em que o destino deposita cada personagem, mas um caminho que cada personagem escolhe seguir. Além do mais serve como um eixo interessante de onde parte a maioria das cosmogonias de Dungeons & Dragons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa colocação, camarada. Realmente, são questões interessantes de se pensar.

      Tem mais dois textos no blog, estão na tag "alinhamentos", que também tratam um pouco disso. Mas no caso, o autor desses textos decidiu abolir a relação dos alinhamentos com a cosmologia.

      Abraço!

      Excluir
    2. Uma abordagem que eu acho interessante explorar é o conceito de alinhamento "cultural", expressando valores gerais de povos ou facções. Esbarrei com esse tema num blogpost há um tempo, acho que no próprio site de Dungeons & Dragons.

      Excluir
    3. Salve!

      Interessante, sim. E também tem seu sentido, considero digno de ser explorado.

      Caso tenha a referência desse texto e puder compartilhar, eu gostaria muito de dar uma olhada.

      Muito obrigado!

      Excluir