segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Recapitulação da Mega Dungeon: Uma Mega Dungeon Para A Todos Governar

(Tradução, com permissão do autor, do texto presente em [1], publicado em janeiro de 2025)

"Uma revisão sucinta de 11 megadungeons feita pelo caro autor..."

As megadungeons são boas?

Talvez. Se você quiser conduzir uma campanha inteira com uma única e enorme dungeon por um ano ou mais, isso pode ser uma boa ideia. Existe o perigo de nunca terminá-la. Inimigos muito repetitivos podem ser entediantes. Tenho jogado aventuras atuais de D&D 5ª edição quinzenalmente, consumindo cerca de um volume por ano ou um pouco mais, mas o sistema da 5ª edição é lento para um rastreamento focado em combate.

Se você gosta de Waterdeep, pode apreciar as versões das dungeons que ficam embaixo dela, mas elas não são tão coerentes ou utilizáveis quanto o Temple of Elemental Evil, que joguei em bem menos de um ano.

A ideia moderna de design de inserir mapas em cada página não está presente em todos esses produtos, então talvez isso seja algo para o futuro. Mapas em um livro separado ou em PDF, junto com o livro, seriam uma boa ideia. O livro do Mad Mage melhorou bastante com o pacote de mapas. Alguns mapas são projetados para caber em páginas, e isso pode prejudicar algumas dungeons. Stonehell lidou bem com isso e tem sido uma boa influência. Seus designs se parecem mais com uma coleção de dungeons-de-uma-página unidas, e sua concisão é uma força tanto para jogar quanto para ler. Dividir mapas entre páginas em um livro parece ser um problema para alguns desses produtos.

Finalmente, os livros de Greg Gillespie e seus retroclones são belos de se ver, agradáveis de ler e visualmente atraentes. Muitas ideias old school que eu gosto. Acho que o segui online por uma hora antes de mudar de ideia. Desgosto ativamente do conselho para Mestres no livro Dragonslayer, mas gosto da vibe geral de sua abordagem old school, mesmo que eu discorde sobre quais elementos importam. Mas os livros são bons. Não espero que os criativos cujos trabalhos eu aprecio sejam grandes pessoas, e acho desnecessário o culto de heróis de figuras do passado. É um bônus se eu gostar deles, mas não é uma exigência.

Uma vida de trabalho cultural e clientes ruins provavelmente fritaram minha mente. Talvez seja por isso que meu Chagrinspire [2] atual foi criado para ser uma dungeon ultrajante e absurdamente sombria, com 16 km de altura. Os jogadores passaram 6 meses ao redor da periferia e finalmente conseguiram entrar no nível 5. Pretendo continuar com isso.

Gunderholfen parece básico, mas com as aventuras adicionais ambientadas ao seu redor, é um cenário incrível e o mais estranho que encontrei.

Módulos que tentam planejar cada movimento do grupo e forçam uma linha de história tendem a ser exagerados, e eu prefiro as velhas aventuras de 8 páginas do Call of Cthulhu clássico, em vez dos novos livros que repetem blocos de estatísticas de monstros no mesmo capítulo três vezes e outros desperdícios. Masks of Nyarlathotep quase poderia estar nessa lista. Joguei metade antes de a COVID encerrar o jogo, após alguns anos de campanha.

Alguns desses módulos podem ser saqueados, jogados de maneira descontraída e sem se preocupar muito com o lore. Você poderia apressar os finais se precisasse terminar rápido. No meu jogo recente, os jogadores se aliaram a muitas facções, tornando obsoletas as descrições de 100 salas da perspectiva deles. Então, estou planejando algo maldoso para transformar uma facção em inimiga e problemática. Acho que inimigos absolutos são convenientes porque você sabe que não precisa hesitar em matá-los, mas a dinâmica entre facções sempre foi uma característica interessante.

Alguns módulos têm listas de tesouros absurdamente longas que deveriam ser distribuídas como handouts.

Acho que The Lost City, totalmente expandida, é uma das melhores.

- as Original Adventures Reincarnated classificariam tão bem quanto qualquer coisa aqui, sendo o melhor da série
- várias versões feitas por fãs surgiram online, algumas a lápis no início dos anos 80
https://drive.google.com/file/d/1w28gjDLHKBfInnLqjQKlMcmnbhsJ2nuT/view

https://www.pandius.com/B4_campaign_sourcebook.pdf

- história que a inspira

https://gutenberg.net.au/ebooks06/0601051h.html

https://pandius.com/cynidgaz.html

Ou role vários dados d100, d12 e d20 em uma lista, pegue alguns mapas do Dyson [3], use minhas tabelas e PDFs, e apenas fique à frente dos jogadores com o mínimo de preparação. Eu uso contos para inserir tramas, vilões e todo tipo de ambientação.

Pode ser uma ótima maneira de criar um sandbox ou uma prisão.

E se os jogadores quiserem pegar o tesouro e ir para o mar como piratas?

💖💖💖💖 amor
ou
💣💣💣💣 bomba

Classificações para:

  • Arte – Ilustração, quão boa é, e como ilustra o texto.
  • Mapas – Eles são bem apresentados? Eu prefiro os mapas do Dyson em vez dos coloridos parecidos com jogos de computador.
  • Layout – Texto como apresentado na página, legibilidade, sem desperdício de espaço com bordas ou logotipos.
  • História – É uma história envolvente? Quão profunda é?
  • Escrita – Textos prolixos têm notas baixas; concisos, mas cheios de sabor, são bons.
  • Design da Informação – Quão fácil é usar o livro e a informação nele.
  • Reaproveitamento – Quão bom é para ser saqueado?
  • Pontuação Geral – Avaliação geral e quão jogável é.

Sou um pouco exigente, então 2 é a média.

Desculpe, plataformas de vendas online, 4 é uma perfeição rara, não o normal; 2/4 é a média.

Portanto, não me procurem para reclamar, mas comentários são bem-vindos.

Tudo mais aqui será comparado com a primeira para fins de referência.

Temple of Elemental Evil (AD&D – Livro, PDF e Melhor Jogo de PC de Todos os Tempos)

  • Arte 💖💖💣💣
  • Mapas 💖💖💣💣 – Todos em um livro separado, o que era bom para a época.
  • Layout 💖💖💣💣
  • História 💖💖💖💣 – Muitos vilões e história de fundo.
  • Escrita 💖💖💣💣
  • Design da Informação 💖💖💣💣
  • Reaproveitamento 💖💖💣💣 – A vila clássica e os níveis elementais compactos foram bastante copiados.
  • Pontuação Geral 💖💖💖💣 – Clássico e jogável.

Joguei isso em uma casa flutuante em meados dos anos 80 com outros adolescentes "presos" em um feriado combinado de família. É uma dungeon pioneira e bastante divertida, que espero ser recriada em breve. Jogo o game de Atari anualmente, e ele é ótimo para se preparar. Sinto que conheço esta dungeon melhor do que qualquer outra. A edição recente em dois volumes foi bem agradável, mas não a melhor dessas adaptações (The Lost City foi a melhor, seguido por Isle of Dread e Castle Amber). Eu rodaria isso de novo com prazer. Também não é muito grande, sendo uma das mais curtas aqui.

Undermountain 1 & 2 (Box Set que li nos anos 80, aguardando versão POD)

  • Arte 💖💖💣💣
  • Mapas 💖💖💣💣 – Mapas em pôster: bastante desajeitados na mesa.
  • Layout 💖💖💣💣
  • História 💖💖💣💣 – Exige um mago louco que desperdice energia para criar isso.
  • Escrita 💖💣💣💣 – Prolixa e com elementos excessivamente detalhados e complexos.
  • Design da Informação 💖💖💣💣 – Adequado.
  • Reaproveitamento 💖💖💖💣 – Conjuntos de peças, salas e ideias são úteis.
  • Pontuação Geral 💖💖💣💣 – Clássico e jogável.

https://rolesrules.blogspot.com/2011/09/orange-painted-corner-of-naturalism.html [4]

Essa foi uma era em que perdi o interesse por D&D por 20 anos. Nunca joguei esse módulo e provavelmente não jogaria. É algo que li apenas para ideias, mas ele tem muitas delas. Espero que tornem os mapas utilizáveis em uma versão POD (Print on Demand), mas acho que a parte 2 já está disponível assim.

Dungeon of the Mad Mage (D&D 2014, Livro)

  • Arte 💖💖💖💣 – Estilo moderno, colorido, mas um pouco exagerado.
  • Mapas 💖💖💣💣 – O pacote de mapas garante um coração +1 e ajuda na legibilidade.
  • Layout 💖💖💖💣 – Formato moderno típico.
  • História 💖💖💣💣 – Exige um mago louco que desperdice energia para criar isso.
  • Escrita 💖💣💣💣 – Algumas atividades malignas dos drows são sem graça, e a leitura é arrastada.
  • Design da Informação 💖💖💣💣 – Adequado.
  • Reaproveitamento 💖💖💖💣 – Os níveis funcionam melhor como dungeons separadas ou ao pular alguns.
  • Pontuação Geral 💖💣💣💣 – Precisa de melhorias.

Talvez eu use um nível deste algum dia. Nunca vi um bom relato de jogo, e a maioria das pessoas parece usar apenas níveis individuais. O leve bondage consensual dos drows como performance de maldade é constrangedoramente fraco comparado à série D de Gygax, com drogas, móveis pornográficos e orgias demoníacas. Curiosamente, foi um dos primeiros livros da 5ª edição que comprei só para ler, e foi um desafio. Theros foi o motivo de eu entrar na 5ª edição, mas essa é outra história. O pacote de mapas tornou a leitura suportável.

The World's Biggest Dungeon (Segurei a edição real há cerca de 20 anos)

  • Arte 💖💖💣💣 – Estilo moderno, colorido, mas genérico.
  • Mapas 💖💣💣💣 – Visual de videogame e básicos.
  • Layout 💖💖💣💣 – Bordas repetitivas, denso, mas com algum espaço para legibilidade.
  • História 💖💖💣💣 – É uma "prisão" sem viagens à vila.
  • Escrita 💖💣💣💣 – Prolixo.
  • Design da Informação 💖💖💣💣 – Adequado, mas o tamanho geral dificulta.
  • Reaproveitamento 💖💖💖💣 – Pode-se usar partes; o índice de armadilhas, doenças e venenos é útil.
  • Pontuação Geral 💖💣💣💣 – Se eu escolhesse uma megadungeon, esta não seria minha opção.

http://www.james.neetersoft.com/wld/wld.htm - mapas aqui

Uma nova versão está em produção. É um grande esforço, mas repleto de palavras e cansativo de ler, então apenas o folheei para refrescar minha memória. Isso me faz querer gerar um aleatoriamente usando minhas próprias tabelas. Ouvi dizer que algumas pessoas gostam, então boa sorte para elas. Foi um marco importante.

Stone Hell (Livro Softback POD da LuLu)

  • Arte 💖💣💣💣 – Não tem muito, mas é funcional.
  • Mapas 💖💖💣💣 – Claros, gosto do fato de cada nível ser dividido em 4 partes com temas próprios.
  • Layout 💖💖💖💣 – Minimalista, simples, elegante, consistente.
  • História 💖💖💣💣 – É uma dungeon com história e profundidade sem exageros.
  • Escrita 💖💖💖💣 – Minimalista, cumpre a função, fácil de usar, bom lore.
  • Design da Informação 💖💖💖💖 – Breve e fácil de encontrar tudo, boas expansões.
  • Reaproveitamento 💖💖💖💣 – Pode ser fragmentado ou expandido.
  • Pontuação Geral 💖💖💖💣 – Se eu precisasse rodar algo com pouca preparação, esta seria a melhor escolha.

Uma aventura popular e influente. Provavelmente a mais fácil de ler e preparar, com um livro menor. Muitas boas ideias de design, vale a pena conferir como modelo de organização para uma aventura portátil. Contém muito bom lore e um design modular. Muitas ideias originais e monstros bem detalhados. Sem escrita redundante ou floreios; tudo é simples e fácil de localizar. Faz com que cada camada da dungeon tenha 4 páginas, com facções e uma história própria que desenvolve os vilões principais. Estou planejando adquirir mais expansões. A mais fácil de preparar desta lista.

Barrowmaze (Livro)

  • Arte 💖💖💖💣 – Tão boa quanto a TSR dos anos 80 nos seus melhores dias.
  • Mapas 💖💖💣💣 – Claros e simples.
  • Layout 💖💖💖💣 – Básico, claro e agradável.
  • História 💖💖💖💣 – A história afeta tudo que você enfrenta.
  • Escrita 💖💖💖💣 – Bom lore (com alguns clichês populares e misturas de mitos, mas ainda assim bom).
  • Design da Informação 💖💖💖💣 – Tudo é fácil de encontrar.
  • Reaproveitamento 💖💖💖💣 – Muitos túmulos e um gerador de túmulos incluídos.
  • Pontuação Geral 💖💖💖💣 – Se eu precisasse rodar algo com pouca preparação, esta seria a melhor escolha.

A primeira de uma série impressionante e bastante legível. A arte é um prazer de se ver. A fórmula clássica de D&D dos anos 80, com uma dungeon próximo a uma vila sandbox, é excelente. Muitos ótimos monstros e tesouros para anos de jogo. Mesmo explorando apenas alguns túmulos por sessão, com a megadungeon nunca sendo alcançada, funciona bem se você precisa de dungeons menores, com menos de 6 salas. Gerou 3 sequências, um RPG e um livro de monstros. Existe um leve risco de fadiga de enfrentar mortos-vivos.

The Forbidden Caverns of Archaia (Livro)

  • Arte 💖💖💖💣 – Tão boa quanto a TSR dos anos 80 nos seus melhores dias.
  • Mapas 💖💖💣💣 – Claros e simples.
  • Layout 💖💖💖💣 – Básico, claro e agradável.
  • História 💖💖💖💣 – Uma boa ameaça e explica por que todos os monstros estão no mesmo lugar.
  • Escrita 💖💖💖💣 – Bom lore, compatível com o cenário de Barrowmaze.
  • Design da Informação 💖💖💖💣 – Tudo é fácil de encontrar.
  • Reaproveitamento 💖💖💖💣 – Muitos dungeons que podem ser inseridos rapidamente em qualquer lugar.
  • Pontuação Geral 💖💖💖💖 – Boa variedade de inimigos em comparação com os mortos-vivos de Barrowmaze.

Um dos meus favoritos, pois gosto dos vilões e da hierarquia deles (ou "ordem de bicagem"). Você pode variar mais o nível inicial e não se limitar a mortos-vivos. Os dungeons são substanciais, e os cânions selvagens são interessantes. Provavelmente o meu preferido da série. Muitos monstros clássicos humanoides com seus próprios dungeons e hierarquia.

Highfell (Livro)

  • Arte 💖💖💖💣 – Tão boa quanto a TSR dos anos 80 nos seus melhores dias.
  • Mapas 💖💖💣💣 – Claros e simples, com foco em torres.
  • Layout 💖💖💖💣 – Básico, claro e agradável.
  • História 💖💖💖💣 – Tem uma boa ameaça central, mas pode não funcionar em todos os cenários.
  • Escrita 💖💖💖💣 – Bom lore, compatível com o cenário de Barrowmaze.
  • Design da Informação 💖💖💖💣 – Tudo é fácil de encontrar.
  • Reaproveitamento 💖💖💖💣 – Muitas torres, ótimo livro e loot de componentes para magias.
  • Pontuação Geral 💖💖💖💣 – Divertido, com torres de magos variadas e interessantes.

Gosto deste módulo, mas uma escola mágica voadora caindo da órbita perto de uma cidade (como Avengers 2) pode ser um pouco excêntrico para alguns gostos. Para mim, está tudo bem. As torres são um pouco curtas, geralmente de 2 a 4 andares. Bolonha, na Renascença, tinha torres de 97 metros de altura, e é a minha inspiração para magos e defesas urbanas. Você pode adicionar torres estranhas do Dyson ou Glen Seal (Midderlands), que se encaixariam bem. O tesouro é maravilhoso, incluindo chapéus de mago. As torres podem ser colocadas em qualquer lugar, e as dungeons da escola mágica podem ser inseridos sob quaisquer boas ruínas urbanas.

Dwarrow Deep (Livro)

  • Arte 💖💖💖💣 – Tão boa quanto a TSR dos anos 80 nos seus melhores dias.
  • Mapas 💖💣💣💣 – Os geomorfos são bons, mas o mapa da cidade em formato hexcrawl não me agradou.
  • Layout 💖💖💖💣 – Básico, claro e agradável; o maior volume da série.
  • História 💖💖💖💣 – Se você ama anões, pode ser uma campanha de 4 estrelas.
  • Escrita 💖💖💣💣 – No mesmo mundo de Barrowmaze, mas você precisa gostar muito de anões.
  • Design da Informação 💖💖💖💣 – Tudo é fácil de encontrar.
  • Reaproveitamento 💖💖💖💣 – Alguns grandes dungeons, mas os geomorfos são a estrela.
  • Pontuação Geral 💖💖💖💣 – Impressionante, maior, mas menos utilizável que os outros.

O mais volumoso da série, basicamente uma dungeon estilo Moria. Eu recomendaria o livro de Moria do MERP dos anos 80 e a versão moderna do RPG da Terra Média. Talvez seja possível aproveitar algo. Se você gosta da ideia de explorar uma dungeon de anões por alguns anos, este é o seu livro dos sonhos. Não gostei do mapa da cidade como hexcrawl, mas entendo o conceito. Dado o tamanho do livro, um detalhamento maior da cidade poderia ajudar. Talvez posicioná-la em um ponto estratégico na montanha, onde aventureiros precisem atravessá-la rapidamente, seria interessante. Minha visão de que este é o menos cativante da série, apesar de ser o mais "gordo", é comum. Ainda é bom, só que um pouco menos fascinante que os volumes anteriores. Muitos dizem que as versões para a 5ª edição são complicadas e não funcionam bem com o sistema de descanso, considerando o conceito de uma megadungeon de horror. Gostaria de ver um hexcrawl mais detalhado para a cidade ou talvez um ponto de exploração bem definido. 

Gunderholfen (Livro)

  • Arte 💖💖💣💣 – Um charme old school amador.
  • Mapas 💖💖💣💣 – Claros e simples.
  • Layout 💖💖💣💣 – Básico, com bastante espaço; amigável para olhos cansados.
  • História 💖💖💖💣 – Boa história de fundo, ambientação e cidade.
  • Escrita 💖💖💖💣 – Clara, mais estranha que a maioria, com outras aventuras completas.
  • Design da Informação 💖💖💣💣 – Tudo é fácil de encontrar.
  • Reaproveitamento 💖💖💖💣 – As tabelas de encontros da cidade (disponíveis como PDF) são ótimas.
  • Pontuação Geral 💖💖💖💣 – Eu rodaria este e já joguei algumas partes solo com sucesso.

Não é tão bonito quanto outros volumes, mas é utilizável e traz uma fantasia de dungeon mais baseada em contos estranhos. Tenho vibes de Clark Ashton Smith em algumas aventuras separadas. Atualmente, oferece um bom custo-benefício comparado ao lançamento inicial e é uma dungeon volumosa. Gosto da ambientação por se desviar dos clichês de D&D, em vez de se apoiar neles. É o mais "Clark Ashton Smith" entre os abordados aqui. Mortos-vivos bizarros, variantes anfíbias, doenças e maldições macabras, e elementos antigos terríveis. Contém um vasto espaço dimensional estranho, e o autor trabalha com escalas impressionantes. Atualmente, está com um bom preço.

Arden Vul vol I-V (Livro)

  • Arte 💖💖💣💣 - Ilustrações de página cheia são boas, mas escassas, e alguns elementos visuais são frequentemente reutilizados.
  • Mapas 💖💖💣💣 - As versões em PDF são melhores; há muitas reclamações sobre o livro de mapas do volume V.
  • Layout 💖💖💣💣 - Simples e denso, mas às vezes pode ser excessivo e opressor.
  • História 💖💖💖💖 - Excelente, com um pano de fundo incrível e detalhes históricos do cenário, especialmente no volume IV.
  • Escrita 💖💖💖💣 - Pode ser densa, mas é agradável, excedendo as expectativas.
  • Organização da informação 💖💖💖💣 - Embora o layout seja básico, surpreende pela organização e pela facilidade de navegação entre os volumes.
  • Aproveitamento do cenário 💖💖💖💣 - Brilhante uso do lore e da história do cenário; tudo tem um pano de fundo.
  • Pontuação geral 💖💖💖💣 - Intimidador, mas ainda estou lendo.

Um material incrível. Ótima história e lore, com informações fáceis de encontrar. Os mapas são um ponto fraco e criticados por muitos, mas os PDFs estão atualmente por cerca de $5. Eu adquiri os volumes na ordem: 1, 4, 2 e 3. O volume IV foca no lore da campanha e em itens mágicos. Este é um ótimo exemplo de como usar bem o lore, dando mais profundidade e verossimilhança do que muitas grandes aventuras. Se eu fosse mestrar, não tentaria completá-lo inteiramente. O lore é tão bom que não importa se você não explorar tudo. Para quem quer uma campanha longa, é uma ótima escolha. Eu prefiro trocar de jogos anualmente, então, apesar de interconectado e extenso, o design facilita bastante o uso. Muitas criaturas anfíbias, o que me agrada. Às vezes, parece que estou lendo materiais de um curso universitário. A conexão entre volumes foi surpreendentemente boa depois que me acostumei ao tamanho. O livro de mapas/PDF é notoriamente ruim – talvez seja melhor imprimir partes conforme necessário. Em fóruns, vi pessoas desejando uma melhoria nesse aspecto. O layout é minimalista, mas funcional.

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Notas Finais

  • Facilidade para mestrar/ler/preparar: Stonehell
  • Mais longo para jogar e com lore completo: Arden Vul
  • Mais clássico: Temple of Elemental Evil
  • Livros mais bonitos e campanhas interessantes: Barrowmaze/Highfell/Caverns of Archaia (ou o próximo lançamento de Greg que provavelmente comprarei).
  • Mais bizarro: Gunderholfen, especialmente com expansões para torná-lo ainda mais estranho.

Quando novos livros chegarem, farei uma postagem semelhante sobre cenários.

∞ Chistopher Tamm ∞

1. http://elfmaidsandoctopi.blogspot.com/2025/01/mega-dungeon-recap-one-mega-dungeon-to.html
2. http://elfmaidsandoctopi.blogspot.com/search?q=Chagrinspire
3. https://dysonlogos.blog/
4. https://rolesrules.blogspot.com/2011/09/orange-painted-corner-of-naturalism.html

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