(Tradução, com permissão do autor, do texto presente em [1], publicado em maio de 2024)
Bob Reed reforça a determinação do ano em que muitos consideram o começo do movimento OSR... |
Estava fuçando uma caixa com algumas das minhas coisas antigas de RPG e encontrei um monte de zines OSR antigos e suplementos DIY de mais de 15 anos atrás. Pensei: uau, esse material já é bem antigo. E provavelmente também é bem raro hoje em dia. Será que existe algum interesse de colecionador por materiais da OSR dos primeiros tempos? Então comecei a me perguntar... quando exatamente a OSR começou [2]? Como um renascimento popular?
Honestamente, fico surpreso que o termo "OSR" ainda ressoe com tanta gente. A OSR se tornou sinônimo de um nicho importante e próspero no ecossistema dos jogos de RPG. Campanhas no Kickstarter para jogos claramente inspirados pela OSR, como Shadowdark, arrecadam mais de um milhão de dólares. Muitos criadores de novos materiais OSR parecem bem jovens pra mim — provavelmente eram crianças quando tudo isso começou. Incrível. Nos primeiros tempos, achei que a OSR nunca passaria de uma discussão momentânea que logo desapareceria. Nunca imaginei que evoluiria para uma subcultura duradoura e influente dos jogos de mesa.
Como muita gente, tive meu primeiro contato com os conceitos da OSR lendo o blog Grognardia, de James Maliszewski. No meu caso, foi em 2008 — o ano em que Grognardia surgiu. Eu argumentaria que um dos primeiros posts do Grognardia, “O que é um Grognard?” [3], foi um dos eventos-chave na história da OSR. Por quê? Porque forneceu um rótulo com o qual os jogadores da velha guarda podiam se identificar.
Claro que, antes do Grognardia, sempre existiu uma comunidade de jogadores que resistiam às novas edições de D&D — especialmente a 3ª e a 4ª edição. Essa comunidade se reunia em fóruns online como Knights and Knaves Alehouse e Dragonsfoot. Então, embora as sementes da OSR estivessem plantadas em lugares assim, eu não acho que esses espaços marcaram de fato o início de um renascimento popular — eram comunidades relativamente fechadas de veteranos. Não havia novos recrutas. Já o Grognardia e outros blogs como Jeff’s Gameblog e ChicagoWiz’s RPG Blog alcançaram um público muito mais amplo, acredito. Um público que incluía jogadores afastados como eu. Eu parei de jogar D&D quando a 2ª edição saiu e Magic: The Gathering virou o jogo do momento. Voltei aos RPGs por causa da OSR. Vi na blogosfera da OSR outras pessoas como eu, que sentiam falta de jogar as versões clássicas da TSR de D&D e jogos relacionados. Eu não encontrei essa comunidade tropeçando no Knights and Knaves Alehouse — encontrei navegando por listas de blogs. E a explosão de blogs começou em 2008. O ano em que comecei este blog também, haha.
Outra coisa importante que aconteceu em 2008 foi o lançamento de um documento por Matt Finch: Quick Primer for Old School Gaming [4] — um manifesto importante que descrevia de forma concisa o apelo do estilo OSR de jogar. Não sei o quanto esse documento ainda é lido hoje, porque muitos dos seus conceitos se tornaram senso comum (o que é ótimo), mas na época foi amplamente compartilhado e debatido. Esse documento coincidia com o lançamento, também em 2008, do excelente retro-clone de OD&D do Finch, Swords & Wizardry. O retro-clone de B/X de Daniel Proctor, Labyrinth Lord, também saiu por volta de 2007 ou 2008. Peguei esses dois jogos com entusiasmo e joguei muito, especialmente o Labyrinth Lord. A primeira zine OSR, Fight On!, também foi publicada em 2008. Olhando para trás, é impressionante pensar em quanta coisa importante aconteceu naquele ano: 2008. Só percebi a densidade criativa desse período ao escrever este post.
Então, é isso... 2008.
A OSR começou em 2008.
Aliás, estou começando um novo perfil do Cyclopeatron no Instagram. Dá uma olhada aqui: https://www.instagram.com/cyclopeatron/
Honestamente, fico surpreso que o termo "OSR" ainda ressoe com tanta gente. A OSR se tornou sinônimo de um nicho importante e próspero no ecossistema dos jogos de RPG. Campanhas no Kickstarter para jogos claramente inspirados pela OSR, como Shadowdark, arrecadam mais de um milhão de dólares. Muitos criadores de novos materiais OSR parecem bem jovens pra mim — provavelmente eram crianças quando tudo isso começou. Incrível. Nos primeiros tempos, achei que a OSR nunca passaria de uma discussão momentânea que logo desapareceria. Nunca imaginei que evoluiria para uma subcultura duradoura e influente dos jogos de mesa.
Como muita gente, tive meu primeiro contato com os conceitos da OSR lendo o blog Grognardia, de James Maliszewski. No meu caso, foi em 2008 — o ano em que Grognardia surgiu. Eu argumentaria que um dos primeiros posts do Grognardia, “O que é um Grognard?” [3], foi um dos eventos-chave na história da OSR. Por quê? Porque forneceu um rótulo com o qual os jogadores da velha guarda podiam se identificar.
Claro que, antes do Grognardia, sempre existiu uma comunidade de jogadores que resistiam às novas edições de D&D — especialmente a 3ª e a 4ª edição. Essa comunidade se reunia em fóruns online como Knights and Knaves Alehouse e Dragonsfoot. Então, embora as sementes da OSR estivessem plantadas em lugares assim, eu não acho que esses espaços marcaram de fato o início de um renascimento popular — eram comunidades relativamente fechadas de veteranos. Não havia novos recrutas. Já o Grognardia e outros blogs como Jeff’s Gameblog e ChicagoWiz’s RPG Blog alcançaram um público muito mais amplo, acredito. Um público que incluía jogadores afastados como eu. Eu parei de jogar D&D quando a 2ª edição saiu e Magic: The Gathering virou o jogo do momento. Voltei aos RPGs por causa da OSR. Vi na blogosfera da OSR outras pessoas como eu, que sentiam falta de jogar as versões clássicas da TSR de D&D e jogos relacionados. Eu não encontrei essa comunidade tropeçando no Knights and Knaves Alehouse — encontrei navegando por listas de blogs. E a explosão de blogs começou em 2008. O ano em que comecei este blog também, haha.
Outra coisa importante que aconteceu em 2008 foi o lançamento de um documento por Matt Finch: Quick Primer for Old School Gaming [4] — um manifesto importante que descrevia de forma concisa o apelo do estilo OSR de jogar. Não sei o quanto esse documento ainda é lido hoje, porque muitos dos seus conceitos se tornaram senso comum (o que é ótimo), mas na época foi amplamente compartilhado e debatido. Esse documento coincidia com o lançamento, também em 2008, do excelente retro-clone de OD&D do Finch, Swords & Wizardry. O retro-clone de B/X de Daniel Proctor, Labyrinth Lord, também saiu por volta de 2007 ou 2008. Peguei esses dois jogos com entusiasmo e joguei muito, especialmente o Labyrinth Lord. A primeira zine OSR, Fight On!, também foi publicada em 2008. Olhando para trás, é impressionante pensar em quanta coisa importante aconteceu naquele ano: 2008. Só percebi a densidade criativa desse período ao escrever este post.
Então, é isso... 2008.
A OSR começou em 2008.
Aliás, estou começando um novo perfil do Cyclopeatron no Instagram. Dá uma olhada aqui: https://www.instagram.com/cyclopeatron/
∞ Bob Reed ∞
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