Links

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

O Melhor Servidor Público de Discord Sobre RPGs de Estilo Old-School do Brasil

Particularmente, no momento considero o servidor público de maior qualidade sobre RPGs de estilo Old-School no Brasil. Por várias razões. Um dos motivos é que é aberto a todas as vertentes do estilo... E também é discreto.

Além de tópicos postados de grande qualidade e utilidade, o ambiente é organizado e respeitoso, podendo-se realizar os estudos e compartilha-los tranquilamente, através das portas que o conteúdo do servidor abre.

Isto aqui é apenas uma sugestão para as pessoas interessadas no assunto, nada demais. Vem me ajudando bastante com o hobby e as jogatinas desde que entrei em contato com esse ambiente virtual. Tô falando de RPG Old-School... E tenho aprendido bastante.

Ah, e claro que este servidor não é meu: quem sou eu, meu amigo, hehe...

Seguem a proposta, as regras e o link do servidor (caso o link não funcione, você poderá fazer uma grande boa ação me avisando):

Jogatina Aventuresca Clássica Avançada (JACA)

«O servidor é voltado para enriquecimento teórico sobre as diversas variações de DnD Oldschool que têm surgido e sido revivido durante os anos.

Sintam-se à vontade em contribuir nos diversos canais. O objetivo principal é que o que for discutido aqui seja utilizado para diversificar e enriquecer ainda mais a qualidade de nossas mesas de DnD.."

REGRAS:

1- Não é permitido discussão, divulgação e nem apologia de qualquer conteúdo criminoso. Use bom senso; (quebrar essa regra é banimento instantâneo)

2- É estritamente proibida a divulgação de Fake News. Seja no que concerne RPG ou qualquer outro conteúdo;

3- Não é permitido extremismo nem divulgação de ideologias extremistas aqui, seja de qual espectro político for;

4- O Servidor foi feito para adultos (18+). Maturidade emocional é imprescindível. Capacidade de socializar é essencial.

5- O servidor é voltado a discussões sobre o estilo de jogar DnD Oldschool e seus derivados. Não é proibido falar de outros RPGs, desde que seja feito no local adequado.

6- Não é permitido pirataria;

Ou seja, nada que as políticas do Discord já não proíba. Seja sensato.

No mais, é JACA!!!»

https://discord.gg/t2BeHdeTG8 

∞ ∴ ∞

domingo, 25 de agosto de 2024

Os 13 mandamentos do CAG (ou como CAGar pra eles). Um comentário.

"Então vocês entram na sala e veem o 'the mudcoreman' cagando para o CAG..."

Pensando no excelente texto do EOTB como base [1], resolvi pegar os pontos fundamentais que ele mesmo destacou e definir os “mandamentos do CAG”. A escolha deste termo é proposital e provocativa justamente para estimular o leitor a questionar o fato de que tudo de novo (ou velho renascido) que aparece no meio do RPG é interpretado como a nova “verdade absoluta” que deve esmagar todas as outras que vieram anteriormente, sem perdão nem discussão. O que não é o caso aqui. A nomenclatura CAG e os textos publicados aqui são apenas um norte para identificar um estilo para quem se interessa por ele e não achou no OSR moderno o que procura. O CAG não é escrito em pedra, nem é algo para se pregar de porta em porta. É apenas uma rememoração do que o Gygax já ensinava em seus textos lá atrás nos anos 70, sobre o jogo de fantasia aventuresca e como aplicar suas fantásticas regras nele.

Portanto, aí vai: os 13 mandamentos do CAG e como CAGar pra eles:

Sem Interpretação de Papéis?!?

 (Tradução, com permissão do autor, do texto presente em [1], publicado em julho de 2024)

Um dos grandes nomes na discussão de jogos históricos/modernos, Black Vulmea, contribuiu [2] comentando sobre minha postagem anterior. Quando pessoas que você respeita consideram sua postagem e acham a maior parte dela muito boa - isso é uma incrível sensação. A principal questão que minha postagem deixou para ele foi a mesma que normalmente surge em resposta ao CAG (Classic Adventure Gaming, ou Jogo de Aventura Clássico), que é uma variação de: “Você rejeita o termo ‘interpretação de papéis’? O que exatamente isso significa?”

Jogo de Aventura Básico

 (Tradução, com permissão do autor, do texto presente em [1], publicado em julho de 2024)

Há alguns anos, decidi que não iria mais me referir ao que eu faço como "interpretação de papéis" (Roleplaying) e, em vez disso, passei a chamar essas atividades (o que eu antes chamava de "RPGs") de "Fantasy Adventure Game" (Jogos de Aventuras de Fantasia) (ou "FAGs", para encurtar). Sei que já fazia isso desde 2013, pois fui muito cuidadoso em omitir qualquer menção à frase "interpretação de papéis" no meu jogo publicado Five Ancient Kingdoms. Veja bem, eu queria acabar com qualquer confusão sobre como eu (como designer) pretendia que meus jogos fossem jogados.

Claro, o termo “jogo de aventura de fantasia” não é original da minha cabeça… Tenho quase certeza de que roubei o termo diretamente da minha cópia de Moldvay (Basic). “Livro Básico do Jogo de Aventura de Fantasia” está escrito bem ali na capa (o conjunto expert de Cook/Marsh diz “Livro Expert do Jogo de Aventura de Fantasia”). O primeiro parágrafo da introdução de Moldvay começa assim:

“Jogo de Aventura de Fantasia DUNGEONS & DRAGONS (”O Jogo de D&D” para encurtar) é um jogo de aventura de interpretação de papéis para pessoas de 10 anos ou mais…”

É um bom termo para o que o jogo é… “Aventura de Fantasia”, duh… E, acredito, ajuda a colocar a mente na direção certa do que deveríamos fazer quando nos sentamos à mesa de jogo. Que não haja confusão! Estamos aqui para jogar um jogo de aventura de fantasia; não estamos aqui para encenar, explorar personalidades alternativas ou criar narrativas encantadoras… Todas coisas que o termo “interpretação de papéis” passou a representar.

sábado, 24 de agosto de 2024

Explicando o que os Jogos de Aventura Significam para Mim

(Tradução, com permissão do autor, do texto presente em [1], publicado em dezembro de 2023)

Sobre Jogo de Aventura Fantástica (Fantasy Adventure Gaming)

[EDIÇÃO: Por favor, confira o artigo do EOTB sobre o CAG (Classic Adventure Gaming) aqui [2]. Concordo com tudo que foi dito e ele aborda muitas questões que eu não abordo, e o faz de forma bastante concisa.]

"O que seria essa ideia de 'jogo completo'?"

No ano passado (2022), tive o prazer de ser incluído no Podcast CAG [3] como membro do painel regular (pelo menos nos primeiros 3 episódios). Também tive a honra de ser o DM (Dungeon Master) de três das cinco pessoas nesses episódios do programa e ter Carcass of Hope (módulo autoral) revisado com honestidade brutal, pelos outros dois.

O Discord do CAG atraiu uma grande quantidade de seguidores, e tem sido interessante observar as discussões que surgem por lá. No entanto, embora algumas diferenças entre CAG e OSR sejam mais obscuras devido à sobreposição no diagrama de Venn, essas diferenças não são tão claras pelos princípios do CAG.

O que é Classic Adventure Gaming (CAG, Jogo de Aventura Clássico)?

(Tradução, com permissão do autor, do texto presente em [1], publicado em julho de 2024)

"D&D Old School..."

Classic Adventure Gaming (Jogo Clássico de Aventura) [2] não é um jogo de interpretação de papéis [3]. Não é OSR (Old School Renaissance/Revolution), mesmo que utilize livros de regras que o OSR também reivindica. É o estilo de jogo presumido e apresentado no PHB (Player Hand Book, ou Livro do Jogador) e DMG (Dungeon Master Guide, ou Guia do Mestre de Masmorra) da 1ª edição (D&D 1e), que era comum antes que um estilo de interpretação de papéis se tornasse a norma. Ele rejeita o termo "jogo de interpretação de papéis" ou "RPG" porque hoje esses nomes transmitem expectativas implícitas que contrariam as práticas de um jogo de aventura bem-sucedido.

Começamos com o que o Adventure Gaming não é, para já tirar da cabeça pressuposições inúteis, antes de explicar o que ele de fato é. (Para uma segunda excelente opinião sobre o assunto feita pelo meu colega Zherbus, veja seus pontos em seu blog [4]; para os pontos de JB sobre jogos de aventura com os vários conjuntos de regras 'B', veja sua postagem [5] sobre esse tópico.)

Classic Adventure Gaming prioriza o seguinte: