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quarta-feira, 6 de novembro de 2024

A Mudança no Significado de "Campanha"

(Tradução, com permissão do autor, do texto presente em [1], publicado em outubro de 2008)
"Afinal de contas: o que é uma campanha?! Dando uma olhada nos velhos e breves comentários de James Maliszewski..."

Uma das observações interessantes que fiz ao olhar para a história de Dungeons & Dragons — e, por extensão, para todo o hobby — é a maneira como a palavra "campanha" mudou de significado. A palavra "campanha" é usada pela primeira vez no contexto de RPG em OD&D e é obviamente emprestada dos wargames, que por sua vez a tomaram do termo da ciência militar para uma série de batalhas conectadas. Embora OD&D ocasionalmente faça uma conexão entre grandes batalhas e campanhas, isso não parece ser o significado primário da palavra, já que o texto faz referência à "campanha Greyhawk" de Gygax e à "campanha Blackmoor" de Arneson de uma maneira que não faz muito sentido se o significado fosse centrado principalmente em questões militares. Na verdade, acho que é nessas utilizações específicas que podemos intuir o que se quer dizer com o termo no contexto de OD&D.

Na introdução [sic] do Volume 1 de OD&D, Gary Gygax observa duas coisas. Primeiro,
"Embora seja possível jogar um único jogo, sem relação com quaisquer outros eventos passados ou futuros, é para a campanha que estas regras foram projetadas." (ênfase minha)

Segundo, ele comenta sobre a "longevidade" das campanhas de Blackmoor e Greyhawk. Juntas, essas observações deixam claro para mim que uma campanha de OD&D é algo que é: 1. "Maior" do que um único "jogo" (ou seja, uma aventura) 2. Mantém continuidade entre as aventuras individuais 3. Não está atrelada a uma única "história" ou focada nas façanhas de um único grupo de personagens.

O terceiro ponto é, eu acho, crucial. Sabemos que, na campanha de Greyhawk pelo menos, havia múltiplos grupos de personagens, alguns dos quais não interagiam entre si regularmente, ou sequer de vez em quando. Não tenho certeza se o mesmo acontecia em Blackmoor, mas acredito que sim. Sei que era o caso na campanha de Tékumel, com seus Grupos das Noites de Segunda-feira e Quinta-feira. Em cada um desses casos, porém, falamos de uma única campanha, e não de várias. Ou seja, não falamos das campanhas de Greyhawk, mas sim da campanha de Greyhawk, mesmo que as ações de jogadores que não jogavam nos mesmos grupos ou nas mesmas noites (muito menos nas mesmas aventuras) impactassem uns aos outros. Assim, uma "campanha" é o que poderia ser chamado hoje, no jargão dos videogames, de "mundo persistente." Dessa forma, uma campanha poderia — e frequentemente o fazia — durar mais do que a vida de qualquer PJ específico ou série de aventuras. Uma campanha continuava, mudando e crescendo à medida que os anos passavam e as ações de inúmeros personagens a afetavam.

Embora eu não tenha certeza se esse é o caso, tenho a impressão de que os jogadores contemporâneos não pensam em uma campanha dessa maneira. Para eles, uma campanha é uma série de aventuras envolvendo o mesmo grupo de personagens (mais ou menos) e que chega ao fim quando sua história termina. Enquanto a concepção mais antiga de uma campanha estava mais voltada para o estilo de jogo sandbox, a concepção mais recente parece ser construída em torno da ideia de uma história ou pelo menos de um "tema." A popularidade do estilo de jogo Adventure Path na 3ª edição (embora com antecedentes que remontam à 1ª edição, com Dragonlance à frente) é, penso eu, uma boa evidência dessa mudança na compreensão de uma campanha. Ouvindo jogadores falarem hoje em dia, eles comentam sobre ter jogado várias campanhas, mesmo que todas essas campanhas ocorram no mesmo mundo persistente. É uma diferença sutil, sem dúvida, e não necessariamente prejudicial de forma universal, mas acho que é uma mudança, ainda assim.

Ainda não sei o que fazer com isso ou mesmo se minhas intuições estão corretas. No entanto, não consigo afastar a sensação de que as campanhas são diferentes agora e são vistas de maneira diferente, o que teve um impacto profundo na forma como os RPGs são projetados e comercializados.

∞ James Maliszewski ∞

1. https://grognardia.blogspot.com/2008/10/changing-meaning-of-campaign.html

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