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domingo, 8 de setembro de 2024

O que é “Artpunk”?

(Tradução, com permissão do autor, do texto presente em [1], publicado em dezembro de 2018)

*

(Basicamente, coisas de D&D com um toque de hipsterismo, levemente pretensiosas e estilizadas.)

Em resposta a uma pergunta feita por Mastered by Marquis, uma que eu posso responder de maneira relativamente fácil e rápida, já que não há muito a dizer sobre isso;

“Estou super interessado nesse conceito de 'Artpunk OSR' que você mencionou algumas vezes.”

Eu não inventei essa palavra, nem fui a primeira pessoa a usá-la, embora eu realmente não me lembre quem o fez ou quem foi.

Como a maioria das palavras descritivas, suas fronteiras são permeáveis. Eu a considero descrevendo pessoas amplamente ao redor da estética, que eu tendencialmente gosto e mais frequentemente trabalho. Então, eu e Scrap. Anteriormente, eu teria dito Zak. Inclua Emmy Allen, possivelmente Ben L, talvez Zedeck. Possivelmente David McGrogan.

O trabalho de Dirk em Silent Titans eu consideraria 'artpunk'.

Qualquer uma dessas pessoas pode ou não concordar com sua inclusão.

Na maioria dos casos, o sistema de regras é algo vagamente análogo a LotFP, ou usa outros emuladores muito leves de regras, como The Black Hack, ItO ou Knave. Mas é principalmente um movimento estético que tende a usar um estilo de jogo particular, em vez de um movimento de investigação de regras.

As obsessões incluem arte original com uma estética única que não tenta necessariamente te lembrar de nada, design de layout e informações de decente a excelente, um uso comum das estéticas de ruína e alienação, e muitas pessoas trans criando isso. A maioria das pessoas trans em meus círculos que estavam ou estão criando coisas para RPGs se encaixariam nisso.

Outra obsessão seria realmente produzir coisas, em vez de falar sobre produzir coisas ou discutir sobre o que outras pessoas estão produzindo, ou deveriam produzir, ou discutir sobre o que outras pessoas estão pensando, ou deveriam pensar sobre o que outras pessoas estão produzindo.

A política seria não declarada, mas efetivamente centro-esquerda (com base nas pessoas que estão nela), com um senso relativamente alto de separação pessoal ou divisão entre sentimento e pessoa, em comparação com comunidades mais ‘comunitárias’, nas quais os sentimentos são mais priorizados e a divisão entre pessoa e sentimento é menor. O espectro mais à direita provavelmente seria representado por David McGrogan (embora, é claro, ele tenha saído, e sem, observo, nenhum fio de comentários emocionantes sobre o que poderíamos ter feito para mantê-lo).

Quanto ao que não é; não é a pegada Dragonsfoot. Então, não se preocupa profundamente com regras ou emulação de regras e, embora não tenha nada contra Gygax ou o pensamento gygaxiano, exatamente de onde vêm as regras, e seu desenvolvimento exato não é de interesse principal.

Não é ‘tradicional’ principalmente, nem está clamando pela tradição, seja uma estética Tenkarista ou até mesmo uma estética moderna, feliz com corporações. (Gabor Lux e outros podem discordar disso.)

Tampouco é exatamente “storygamy”. Preservaria a orientação para objetos, alto nível de liberdade do jogador, resolução de problemas, uma fronteira levemente mais rígida e partes de 'jogo’ do D&D OSR. E provavelmente não levantaria muitas questões sociais hiper-específicas. Pode haver questões sociais nele, mas provavelmente sublimadas em mundos e situações inventados. Faria coisas que, em grande parte, não têm um ponto político direto a ser feito, mas sobre as quais você poderia dizer algo político ou cultural.

Se você quer ‘dez mandamentos’, então este resumo da famosa thread da Scrap funciona tão bem quanto qualquer outro:

1. Este é um jogo sobre interagir com este mundo como se fosse um lugar que existe.

2. Matar coisas não é o objetivo.

3. Não há nada que “deveria” acontecer.

4. Incognoscibilidade e consequência tornam tudo interessante.

5. Você joga como seu personagem, não como o roteirista escrevendo seu personagem.

6. É seu trabalho tornar seu personagem interessante e tornar o jogo interessante para você.

7. Se você se encontrar em uma luta justa, suas táticas são péssimas.

8. A resposta não está na sua ficha de personagem.

9. As coisas são imprevisíveis.

10. Você vai morrer.

Por Gregory Blair, Brian Harbron, FM Geist, Zedeck Siew, Brian Murphy, Dirk Detweiler Leichty e Daniel Davis;


Não há uma teoria profunda aqui, estou apenas tentando descrever uma 'cena' ou uma teia social/criativa que intuo mais do que vejo ao meu redor.

Se você é alguém procurando por um descritor OSR do mundo que manterá longe as pessoas ruins que você odeia e teme, então isso provavelmente não é para você. Parece improvável para mim que Pundit, Satanis (ou Tenkar) queiram ser incluídos, com base puramente na estética, etc., mas como não há uma definição oficial, dificilmente você poderia mantê-los fora, e Satanis, em particular, provavelmente se rotulará como 'Artpunk' só para i̶r̶r̶i̶t̶a̶r̶ ̶p̶r̶a̶ ̶c̶a̶r̶a̶l̶h̶o̶ ̶t̶o̶d̶o̶ ̶m̶u̶n̶d̶o defender bravamente a liberdade de expressão.

Mas aí está, uma palavra que significa algo próximo do que alguns de vocês estavam procurando e que podem usar com alguma utilidade até que a guerra cultural a devore e vocês precisem inventar outra.

∞ Patrick Stuart ∞

1. http://falsemachine.blogspot.com/2018/12/what-is-artpunk.html

Este texto foi publicado neste blog para abrir uma série de outros textos relacionados ao NAP (No Artpunk): um concurso para captar aventuras funcionais (realmente jogáveis) de níveis altos.

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